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Educação escolar quilombola
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Palavras-chave

Educação
Silenciamento
Emancipação

Como Citar

SILVA, José Bezerra; MENEZES, Anderson de Alencar. Educação escolar quilombola: do silenciamento à emancipação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 240–258, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i1.8664170. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8664170. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discorre sobre a educação escolar quilombola, comenta o processo de sua formação, características e paralelismo com a educação das relações étnico-raciais. Descreve sua importância no cenário da educação brasileira por ter como meta romper o silenciamento imposto aos quilombolas e ao mesmo tempo abrir espaços de diálogo com a emancipação iluminista, política e humana. A fim de dar efetividade a este desiderato, servimo-nos do método crítico-dialético que enxerga a situação contemporânea dos quilombolas articulada com o seu passado histórico e condicionada pelas movimentações socioeconômicas prevalecentes. Sua força emancipadora fica por conta da prática professoral.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8664170
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