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Paulo Freire e a pedagogia libertadora
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Palavras-chave

Extrema direita
Educação crítica e libertadora
Pedagogia freiriana

Como Citar

FEITOSA, Danillo Silva; SANTOS, Geisa Ferreira dos; SILVA, Sandra Regina Paz da. Paulo Freire e a pedagogia libertadora : uma ameaça à perspectiva de educação neoliberal da (extrema) direita no Brasil. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 201–221, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i1.8668581. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668581. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar alguns dos fundamentos da Pedagogia freiriana, a fim de compreender as justificativas para os constantes ataques que esse autor tem sofrido por parte da extrema direita do país. Nesse sentido, buscamos responder à seguinte problemática: quais as principais perspectivas e os fundamentos da Pedagogia freiriana que ameaçam a extrema direita do Brasil? Para tanto, buscamos responder às seguintes questões norteadoras, a saber: quem foi Paulo Freire? Em qual contexto emergiu a Pedagogia libertadora? Qual a perspectiva de educação defendida pela extrema direita e suas divergências históricas com a Pedagogia freiriana? Posto isto, realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem dialética, como proposta por Sánchez Gamboa (2013), ancorando-nos nos seguintes autores: Brandão (1981) Paludo (2008; 2010), Prado (2016), Freire (1996), Marx (2013), Gramsci (2011), dentre outros.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668581
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