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O Emílio de Rousseau: uma obra de Pedagogia?
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Palavras-chave

Rousseau
Jean-Jacques (1712-1778). Educação moderna. Pedagogia moderna. Emílio. Ensino de História da Educação.

Como Citar

OLIVEIRA, Fernando Bonadia de. O Emílio de Rousseau: uma obra de Pedagogia?. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 7–33, 2012. DOI: 10.20396/rfe.v4i2.8635422. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635422. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O Emílio de Rousseau é comumente apresentado como um tratado de filosofia ou como um romance. Por outro lado, nos cursos de História da Educação, este livro é estimado como um dos mais famosos e importantes livros de pedagogia moderna. O objetivo desse artigo consiste em argumentar que esta obra, sendo uma das mais relevantes para a história da filosofia, pode ser considerada, simultaneamente, uma obra pedagógica fundamental; não por ter sido escrita para satisfazer interesses prático-pedagógicos particulares, mas porque, ao ser lida ao longo dos séculos, impactou profundamente práticas e teorias clássicas da pedagogia moderna.

https://doi.org/10.20396/rfe.v4i2.8635422
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