Resumo
O objetivo do presente trabalho consiste em problematizar, em linhas gerais, o pensamento de Emmanuel Lévinas a partir da interferência crítica do pensamento derridiano. A questão de fundo diz respeito à crítica levinasiana à concepção moderna de sujeito e à postura filosófica de neutralidade e universalidade do pensamento ocidental, de forma geral, propondo então que se pense a subjetividade atrelada à alteridade e a alteridade como o verdadeiro “eixo” do pensamento. O nosso intuito é o de fazer ver os limites dessa proposta, ainda vinculada, segundo uma perspectiva derridiana, a uma certa tradição do cartesianismo.
Referências
BERNARDO, Fernanda. Lévinas e Derrida: pensamentos da alteridade “absoluta”. Cadernos IHU, São Leopoldo, v. 8, n. 277, 10/2008a. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/. Acesso em: 20/08/2014.
BERNARDO, Fernanda. Lévinas e Derrida: ponto(s) de (não)-contato. In: DUQUE-ESTRADA, Paulo Cesar (Org.). Espectros de Derrida. Rio de Janeiro: NAU Editora: Ed. PUC-Rio, 2008b, pp. 157-211.
BICCA, Luiz. Racionalidade moderna e subjetividade. São Paulo: Loyola, 1997, pp. 7-334.
BORDIN, Luigi. Judaísmo e Filosofia em Emmanuel Lévinas. Síntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 83, pp. 551-562, 1998.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008, pp. 3-386.
DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou. São Paulo: Editora UNESP, 2002, pp. 7-92.
DERRIDA, Jacques. Os fins do homem. In: Margens da Filosofia. Campinas, SP: Papirus, 1991, pp. 149-177.
DERRIDA, Jacques. Paixões. Campinas, SP: Papirus, 1995, pp. 5-62.
DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, pp. 7-27.
DERRIDA, Jacques. Violência e metafísica. In: A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2009, pp. 111-223.
DUQUE-ESTRADA, Paulo Cesar. Derrida e a escritura. In: ______. (Org.). Às margens: a propósito de Derrida. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002, pp. 9-28.
FABRI, Marcelo. Desencantado a ontologia – subjetividade e sentido ético em Lévinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997, pp. 11-223.
HADDOCK-LOBO, Rafael. Da existência ao Infinito. Ensaios sobre Emmanuel Lévinas. Rio de Janeiro: Ed. PUC – Rio, 2006, pp. 13-162.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco; Petrópolis: Editora Vozes, 2012, pp. 15-598.
LÉVINAS, Emmanuel. Da existência ao existente. Campinas, SP: Papirus, 1998, pp. 9-119.
LÉVINAS, Emmanuel. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Trad. F. Oliveira. Lisboa: Instituto Piaget, 1997, pp. 7-288.
LÉVINAS, Emmanuel. Deus, a Morte e o Tempo. Coimbra: Almedina, 2003, pp. 9-238.
LÉVINAS, Emmanuel. Du sacré au saint. Cinq Nouvelles Lectures talmudiques, Paris: Minuit, 1977.
LÉVINAS, Emmanuel. Do sagrado ao santo: cinco novas interpretações talmúdicas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, pp. 7-204.
LÉVINAS, Emmanuel. Humanismo do outro homem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, pp. 9 – 109.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Lisboa, Edições 70, 2000, pp. 9 – 287.
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.