Resumo
Na presente investigação, objetivou-se analisar, a partir do referencial teórico e metodológico pós-estruturalista, os conceitos de Ciência, Tecnologia e Sociedade na trama com a educação e o ensino de Ciências. Como substrato teórico são utilizadas obras de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari, ofertando pistas para ampliar a discussão destes conceitos. Na reunião dos saberes investigados, afirma-se um pensamento científico que desenvolve a produção de sentidos para a educação. Diante do exposto, pensa-se em um ensino, que crie estratégias de existências, que reivindique a trama de teorias e práticas, operando os conteúdos científicos na Sociedade.
Referências
ABREU, R. G. de. Tecnologia e ensino de Ciências: recontextualização no novo Ensino Médio. In: Encontro nacional de pesquisa e educação em ciências, Atibaia, SP: Abrapec, 2001.
ANDRADE, E. C. P. de; CARVALHO, L. M. de. O proálcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 167-185, 2002.
ANGOTTI, J. A. P.; AUTH, M. A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Educação CTS: articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS. In: Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências – Las Relaciones CTS en la Educación Científica, v. 4, 2006.
CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.
DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, p. 223-230, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v.5. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
FAGUNDES, S. M. K. Produções em educação em ciências sob a perspectiva CTS. Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, Santa Catarina, 2009.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento das prisões. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 22.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
FOUCAULT, Michel. Tecnologías del yo. Buenos Aires: Paidó, 2008.
MUNDIM, J. V.; SANTOS, W. L. P. dos. Ensino de Ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 787-802, 2012.
TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 191-211, 2005.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Filosofia e Educação