Banner Portal
A hermenêutica filosófica de Gadamer e sua contribuição para o cenário educacional
PDF

Palavras-chave

Gadamer. Hermenêutica filosófica. Educação.

Como Citar

GUSMÃO, José Lucas Omena; PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; LIMA, Walter Matias. A hermenêutica filosófica de Gadamer e sua contribuição para o cenário educacional. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 379–405, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i2.8652454. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652454. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo visa a analisar as ideias centrais de Gadamer, mais especificamente sua Hermenêutica Filosófica, buscando a articulação desses postulados com a educação. Para tanto, é feito um resgate em torno do surgimento da educação, trabalhando-se, ainda, noções gerais dos primórdios da Filosofia e da chamada Filosofia da educação, enfatizando os principais fundamentos gadamerianos e suas possíveis interligações com o cenário educacional atual, tentando, assim, instigar a reflexão em torno das potencialidades pedagógicas da hermenêutica filosófica na busca de alternativas para alguns problemas visualizados no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo.

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i2.8652454
PDF

Referências

BERMAN, Antoine. Bildung et Bildungsroman. Le temps de la réflexion, v. 4, Paris, 1984.

COSTA, Leandro Sousa. Filosofia Hermenêutica. Curitiba:InterSaberes, 2017.

DEL POZO, Rosario García. Michel Foucault:Un Arqueólogo del Humanismo. Sevilla: Universidad de Sevilla, 1988.

FLICKINGER, Hans- Georg. Gadamer&aeducação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

GEUSS, R., Kultur, Bildung, Geist in History and Theory, Vol. 35, No. 2, 1996.

GADAMER, H-G. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3.ed. Petropólis: Vozes, 1999.

GADAMER, H-G. Homem e linguagem. In: ALMEIDA, C.L; FLICKINGER, H.G; ROHDEN, L. Hermenêutica filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000b.

GADAMER, Hans-Georg.La educación es educarse. Trad. Francesc PereñaBlasi. Barcelona: Paidós, 2000.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Filosofia da Educação. São Paulo: Ática, 2006.

GRONDIN, Jean. Hermenêutica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

HEIDEGGER, M. O ser e o tempo.Petrópoles: Vozes, 1986.

HEIDEGGER, M. Kant und das problem der metaphysik. Tradução nossa. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1973

JAEGER, Werner Wilhelm.Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

LINDBERG, David. Science and the early Christian church.ISIS, v.74. 1983.

MORANDI, Franc. Introdução à Pedagogia. São Paulo: Ática, 2008.

PLATÃO. O banquete. Porto Alegre:L&PM,2004.

REBOUL, Oliver. Quando seu filho amanhã te perguntar.[S.1]: 1971.

REICHENBACH, Hans. La nascita della filosofia scientifica. Bolonha. 1961.

SCHMIDT, Lawrence K. Hermenêutica. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

SCHURÉ, E. OS Grandes Iniciados (Hermes)1.ed. São Paulo: Martin Claret, 1986.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.