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Envelhecimento e trabalho
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Palavras-chave

Longevidade
Professores Universitários
Velhice
Técnicas projetivas.

Como Citar

FREITAS, Milena Cristina de; GIL, Claudia Aranha. Envelhecimento e trabalho: percepções e vivências de docentes do ensino superior na maturidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020018, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8653008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653008. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou compreender as concepções de docentes do Ensino Superior na maturidade sobre a relação de envelhecer e trabalhar.  Empregou-se um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizada com 10 professores universitários do estado de São Paulo. A análise dos dados baseou-se na técnica do estudo de caso múltiplo. Observou-se que os professores associaram diferentes percepções de envelhecimento ligadas às perdas e ganhos. Demonstraram o trabalho docente ligado ao prazer e a possibilidade de contribuir para uma sociedade melhor. Conclui-se que é necessário a ampliação do tema em novas pesquisas.

 

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8653008
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