Banner Portal
O ensino na educação superior: uma análise da metodologia “trezentos” e sua relação com a pedagogia histórico-crítica
PDF

Palavras-chave

Metodologia “Trezentos”. Pedagogia Histórico-Crítica. Aprendizagem. Ensino. Educação Superior.

Como Citar

BORGES, Liliam Faria Porto; SBARDELOTTO, Vanice Schossler. O ensino na educação superior: uma análise da metodologia “trezentos” e sua relação com a pedagogia histórico-crítica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 468–477, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i3.7768. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650618. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta uma análise da metodologia de ensino “Trezentos”, desenvolvida pelo Professor Doutor Ricardo Ramos Fragelli, da UnB, desde 2013, no tange a relação existente entre essa metodologia de ensino empregada na Educação Superior e as pedagogias, aqui entendidas, como progressistas, particularmente a Pedagogia Histórico-Crítica, formulada e divulgada no Brasil por Dermeval Saviani. A metodologia ativa desenvolvida pelo Professor Fragelli se sustenta na admissão da possibilidade de aprendizagem de todos os estudantes e defende a necessária mediação docente para que esta ocorra de forma satisfatória, com isso, produzindo bons resultados de aprendizagem e aproveitamento destacado em área com recorrente fracasso dos estudantes na Educação Superior. 

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7768
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.