Banner Portal
Gamificação como um processo de mudança no estilo de ensino aprendizagem no ensino superior: um relato de experiência
PDF

Palavras-chave

Aprendizagem ativa. Ensino superior. Gamificação. Técnicas de ensino-aprendizagem

Como Citar

FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira. Gamificação como um processo de mudança no estilo de ensino aprendizagem no ensino superior: um relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 221–233, 2018. DOI: 10.22348/riesup.v4i1.8650843. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650843. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Debates atuais têm enfatizado a mudança do comportamento discente com relação ao seu processo de aprendizagem. Observa-se que o estudante atual tem a necessidade de informações em um curto espaço de tempo e, por muitas vezes, se dispersam com facilidade em contextos de aulas exclusivamente tradicionais e expositivas. Considerando esse aspecto, o presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência com o uso da gamificação em três turmas de períodos distintos do curso de graduação em Fisioterapia, na tentativa de aproximar o aluno do conteúdo, motivar o aprendizado e tornar o ambiente da sala de aula mais próximo e mais atrativo ao estudante. Ao final das aulas forma aplicados questionários para que o estudante pudesse avaliar a experiência. A avaliação realizada pelos estudantes relacionou-se à relatos de maior motivação, e o despertar do interesse para um aprofundamento maior do conteúdo.
https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650843
PDF

Referências

AHMED, Maroof et al. Gamification in medical education. Medical Education, n.20, p.1-2, 2015. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4590351/> Acesso em: 27 out 2017.

ARAUJO, Eliana Silva Cassimiro; VIEIRA, Vânia Maria Oliveira. Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers. Psicologia Escolar e Educacional, n.17, v.1, p. 97-104, 2013. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282328025010 >. Acesso em: 27 out 2017

BANFIELD, James; WILKERSON, Brad. Increasing student intrinsic motivation and self-efficacy through gamification pedagogy. Contemporary Issues In Education Research, v. 7, n. 4, p. 291-298, 2014. Disponível em: < https://www.cluteinstitute.com/ojs/index.php/

CIER/article/view/8843/8809 > . Acesso em: 27 out 2017.

FARDO, Luis Marcelo. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias em Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.1-9, 2013. Disponível em: < http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/41629>. Acesso em: 25 out 2017

FRESENIUS, Michael et al. Fisioterapia em traumatologia/cirurgia. São Paulo: Editora Santos, 2007.

HAMARI J.; KOIVISTO J.; SARSA H. Does gamification work?: a literature review of empirical studies on gamification. In: HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 47th, 2014, Haikoloa, HI. [Proceedings of…]. New York: IEEE, 2014. p. 3025–34.

HANUS, Michael; FOX, Jesse. Assessing the effects of gamification in the classroom: A longitudinal study on intrinsic motivation, social comparison, satisfaction, effort, and academic performance. Computers & Education, v. 80, p. 152-161, 2015. Disponível em: < http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131514002000 >. Acesso em 25 out 2017.

KANTHAN, G. Strengthening student engagement in the classroom. Singapore: National University of Singapore, 2011.

MARTÍ-PARREÑO, José; SEGUÍ-MAS, Diana; SEGUÍ-MAS, Elies. Teachers’ attitude towards and actual use of gamification. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v.228, p.682–688, 2016. Disponível em: < http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/

S1877042816310308 >. Acesso em: 27 out 2017.

MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, São Paulo, v. 13, suppl. 2, p. 2133-2144, 2008. Disponível em: < http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232008000900018&script=sci_abstract&tlng=es >. Acesso em: 25 out 2017.

PIRKER, Johanna; GÜTL, Christian. Educational gamified science simulations. In: REINERS, Torsten; WOOD, Lincoln (Ed.). Gamification in Education and Business. [New York]: Springer International Publishing, 2015. p. 253- 275.

ROGERS, Carl. Liberdade de aprender. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986

SEIXAS, Luma da Rocha; GOMES, Alex Sandro; MELO FILHO, Ivanildo Jose de. Effectiveness of gamification in the engagement of students. Computers in Human Behavior, v.58, p. 48-63, May 2016. Disponível em: < http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563215302363 > Acesso em 25 out 2017.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.