Banner Portal
Formação e trabalho docente
PORTUGUÊS
ENGLISH
ESPANHOL

Palavras-chave

Inovação - Editorial
Educação superior - Editorial
Tecnologias - Editorial

Como Citar

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; SANTOS FILHO, José Camilo dos. Formação e trabalho docente : desafios e perspectivas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 1–6, 2018. DOI: 10.22348/riesup.v4i1.8651382. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651382. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

É com muita satisfação que apresentamos o volume 4, numero 1 da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup, que tem por temática Formação e Trabalho Docente: desafios e perspectivas. Na nossa capa trazemos a imagem da Universidade de Salamanca (Espanha), que este ano fará 800 anos. Nas próximas edições seguiremos com a imagem até finalizarem as edições de 2018. Neste numero temos dez artigos, um relato de experiência e uma resenha.

https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8651382
PORTUGUÊS
ENGLISH
ESPANHOL

Referências

ARIOVALDO, Thainara Cristina de Castro; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Nova forma de acesso ao ensino superior público: um estado do conhecimento sobre o Sistema de Seleção Unificada - SiSU. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650683. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650683.

DUARTE, Pedro; DIOGO, Fernando. Uma instituição de ensino superior na formação de professores: uma metáfora construída por dentro. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, dez. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650897. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650897.

FÁVERO, Altair Alberto; POSSEL, Bianca. Resenha: As tecnologias da informação e comunicação nos labirintos da prática educativa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650712. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650712.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; FREITAS, Rejane Cunha; MOREIRA, Laélia Carmelita Portela. Inovação, TIC e docência: práticas e concepções de professores em uma IES privada. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, nov. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650880. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650880.

FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira. Gamificação como um processo de mudança no estilo de ensino aprendizagem no ensino superior: um relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/

view/8650843. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650843.

FRANKLIN, Luiza Amália; ZUIN, Débora Carneiro; EMMENDOERFER, Magnus. Processo de internacionalização do ensino superior e mobilidade acadêmica: implicações para a gestão universitária no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650831. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650831.

LEAL, Fernanda Geremias; STALLIVIERI, Luciane; MORAES, Mário César Barreto. Indicadores de internacionalização: o que os Rankings Acadêmicos medem?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650638. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650638.

PENSIN, Daniela Pederiva. Educação superior e agenciamento: a constituição singular do professor da educação superior no presente. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650674. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650674.

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar; PASSOS, Rogério Duarte Fernandes dos. O espaço europeu de ensino superior e cidadania europeia. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, dez. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651136. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8651136.

SALES, Shirlei Rezende; LEAL, Rafaela Esteves Godinho. Práticas pedagógicas inovadoras na formação docente: ciborguização do currículo do curso de pedagogia. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/

view/8650710. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.

SILVA, Maurício. Universidade popular no Brasil e relações étnico-raciais: o caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650726. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650726.

VALLE, Ione Ribeiro. Um conceito reinterpetado ao longo do século: do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650711. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650711.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Maria de Lourdes Pinto de Almeida, José Camilo dos Santos Filho

Downloads

Não há dados estatísticos.