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Aprendizagem tecnológica ativa
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Palavras-chave

Tecnologia da informação e da comunicação. Metodologia do ensino. Tecnologia educacional.

Como Citar

LEITE, Bruno. Aprendizagem tecnológica ativa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 580–609, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i3.8652160. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652160. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

As metodologias ativas e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação estão cada vez mais presentes nas práticas pedagógicas. Uma ampla literatura científica destaca os impactos positivos na aprendizagem de ambos os elementos. No entanto, o número de professores que fazem o uso conjugado e simultâneo dessas ainda é baixo. Nesse sentido, este artigo descreve um novo paradigma de aprendizagem, conhecido como Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA), que é apoiado pelo uso combinado das tecnologias digitais e das metodologias ativas. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa considerando uma abordagem descritiva, interpretativa e dedutiva, possibilitando compreender os fenômenos dentro de seu contexto, descobrindo ligações entre conceitos, bem como determinando características do modelo da aprendizagem tecnológica ativa. Os resultados desta pesquisa apontam que o modelo proposto pode ajudar a refletir sobre o uso das TDIC articulada com as metodologias ativas, atendendo às necessidades de uma educação digital e ativa, centrada no aluno. Por fim, apresentam-se algumas aplicações encontradas na literatura, como uma maneira de propor alguns norteadores para sua utilização na Educação, em especial no Ensino de Química, de modo a aprimorar ainda mais a compreensão do modelo da Aprendizagem Tecnológica Ativa. 

https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652160
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