As contribuições da docência em cursos lato sensu para a integração das tdic ao currículo na formação inicia

Palavras-chave: Formação docente, TDIC, Mídia-educação

Resumo

Este artigo se insere no contexto da pesquisa sobre um Curso de formação de educadores visando a integração das tecnologias ao currículo, ofertado na modalidade a distância. Temos como objetivo analisar se a vivência de docentes universitários como professores do Curso EECD favoreceu a incorporação da discussão sobre a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos cursos de licenciatura em que atuam. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo pautada na metodologia de Análise de Conteúdo.  Com base nas respostas dos professores inferir que a vivência no curso aprimorou o trabalho nas licenciaturas onde atuam, com conhecimentos sobre novos recursos tecnológicos e usos pedagógicos; a compreensão de que os contextos de aprendizagem são norteadores do processo de integração das tecnologias; e a articulações entre Cultura Digital e as áreas de ensino.

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Biografia do Autor

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha Educação e Comunicação, Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marina Bazzo de Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graziela Gomes Stein, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Centro de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina.

Julia Maria Gerhardt da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado
2019-01-08
Como Citar
Cerny, R. Z., Espíndola, M. B. de, Stein, G. G., & Rocha, J. M. G. da. (2019). As contribuições da docência em cursos lato sensu para a integração das tdic ao currículo na formação inicia. Revista Internacional De Educação Superior, 5, e019024. https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652949
Seção
Artigos