As parcerias informais e o desenvolvimento profissional docente no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654609Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional docente, Educação superior, Parceria informalResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar como as parcerias informais, no contexto da universidade, colaboram no desenvolvimento profissional dos docentes. Na busca desse entendimento, partimos das seguintes questões: Que contribuições as parcerias informais, na mobilização dos saberes, colaboram no desenvolvimento profissional? Estão essas parcerias presentes na cultura universitária? Apoiadas em estudos que tratam da formação docente para a realização da investigação, optamos por um estudo qualitativo por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com nove professores do curso de Pedagogia de quatro universidades. Constatamos que as parcerias informais e por afinidade têm influenciado, de maneira preponderante, o desenvolvimento pessoal e profissional, trazendo trocas materiais e imateriais, novas maneiras de se trabalhar, novos olhares a partir da percepção do parceiro docente.
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