Banner Portal
O desafio de estabelecer universidade de classe mundial
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Universidade de classe mundial
Rankings acadêmicos
Educação superior

Como Citar

LEE, Rosemary Theodoro; CALDERÓN, Adolfo-Ignacio. O desafio de estabelecer universidade de classe mundial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021006, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8655153. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655153. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Lançado em 2009 pelo Banco Mundial em coedição com Mayol Edições S.A., o livro The Challenge of Establishing World-Class Universities, de autoria de Jamil Salmi, tem se tornado uma das principais obras de referência para todos aqueles interessados em compreender o fenômeno do surgimento e expansão das chamadas UCM (Universidades de Classe Mundial). Entretanto, passaram-se dez anos de sua publicação e surpreende o fato de não existir nem sequer o registro de uma resenha do livro em questão em nenhuma revista acadêmica brasileira, talvez pelo fato dos estudos sobre universidades de classe mundial e a expansão dos rankings acadêmicos se constituir ainda um campo emergente, reflexo disso, recentemente, em 2017, foi criada a Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (REDE RANKINTACS). Com versões em inglês, francês, chinês e espanhol, o livro ora resenhado da sua versão inglesa, tem como objetivo principal mostrar aos governos e gestores de universidades os desafios, caminhos e estratégias para a reforma do sistema de ensino superior, com o objetivo de se alcançar um ensino de excelência e transformar, se viável, suas instituições em UCM.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8655153
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

SALMI, Jamil. The challenge of establishing world-class universities. Washington: The World Bank, 2009. 136 p. ISBN 9780821378656. Disponível em: https://siteresources.worldbank.org/EDUCATION/Resources/278200-1099079877269/547664-1099079956815/547670-1237305262556/WCU.pdf. Acesso em: 11 nov. 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.