Metodologias inovadoras no ensino de Ciências

relato de experiência sobre a criação de um jogo de cartas como abordagem colaborativa

Palavras-chave: Jogo de cartas, Ensino de ciências, Pensamento crítico-reflexivo, Avaliação formativa, Autonomia, Criatividade e cooperação

Resumo

Objetivamos apresentar um relato de experiência sobre um jogo de cartas como alternativa didático-pedagógica para abordar o conteúdo do Sistema Endócrino. Representa uma atividade dinâmica, lúdica, criativa e colaboradora entre seus participantes, além de problematizar a necessária criação de estratégias metodológicas que contribuam e potencializem para uma prática docente na busca da superação da educação bancária, tradicional e cartesiana de ensino. O jogo de cartas originou-se durante uma disciplina de prática no ensino de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade comunitária do sul do Brasil.  Durante o desenvolvimento do jogo de cartas realizaram-se três simulações, sendo que a terceira simulação ocorreu em uma turma de um curso da área da Saúde da referida universidade, na disciplina de Fisiologia. A partir destas três simulações, realizaram-se consequentemente três avaliações e o jogo passou por reformulações. Atualmente apresenta-se como uma proposta de estratégia avaliativa inovadora sobre o sistema endócrino. Propomos, portanto, o jogo de cartas sobre o sistema endócrino como um instrumento alternativo para avaliação formativa desse conteúdo, visando a superação de um processo de ensino-aprendizagem passivo e com avaliação tradicional.

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Biografia do Autor

Yalin Brizola Yared, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/Mestrado, da Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL. Líder do Grupo de Pesquisa GPECrit – Educação em Ciências e Pensamento Crítico CNPq/UNISUL. Membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX – Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC.

Rafael Mariano de Bitencourt, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Farmacologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCE / Doutorado e Mestrado, da Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL. Coordenador do Laboratório de Neurociência Comportamental (LabNeC).

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Publicado
2020-05-23
Como Citar
Peretti, E. de M., Yared, Y. B., & Bitencourt, R. M. de. (2020). Metodologias inovadoras no ensino de Ciências. Revista Internacional De Educação Superior, 7, e021012. https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8656594
Seção
Relatos de experiências