Banner Portal
Connecting museums
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Internacionalização
Educação
Ensino superior
Museus de ciências

Como Citar

FERRARO, José Luís Schifino; MCDONALD, Caroline; SMITH , Paul. Connecting museums: museus de ciências como hubs de internacionalização no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021009, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658203. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658203. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente ensaio se constitui em um relato sobre a experiência de internacionalização entre o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS), o Great North Museum: John Hancock (GNM), da Newcastle University, e o Oxford University Museum of Natural History (OUMNH), da University of Oxford. Trata-se da constituição de uma rede entre estas instituições  que discute educação, gestão e liderança em museus universitários de ciências. Desde a criação desta rede, denominada Connecting Museums, em 2016, foram realizados encontros internacionais entre pesquisadores, profissionais da área e público interessado. Como ações da rede em ensino, pesquisa e extensão – desde então –, foram organizadas formações para professores de escolas públicas e privadas em ciências, bem como a troca de expertise entre profissionais da área no que tange a gestão de museus universitários de ciências. Publicações como artigos, trabalhos científicos apresentados em conferências nacionais e internacionais e, ainda, um livro são os primeiros frutos do Connecting Museums. Todas as atividades foram fomentadas e tiveram apoio do British Council. A ampliação da rede inicia-se este ano com uma mudança na configuração do tradicional evento que leva seu nome, que pela primeira vez ocorrerá fora do MCT-PUCRS em Porto Alegre, com atividades planejadas e orientadas pelo Museum Leaders’ Report, produzido pela Saïd Business School, da University of Oxford, visando a formação de futuros líderes para os museus brasileiros.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658203
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ARCHER, Louise; DEWITT, Jennifer; WILLIS, Beatrice. Adolescent boys' science aspirations: Masculinity, capital, and power. Journal of Research in Science Teaching, v. 51, n. 1, p. 1-30, 2014. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tea.21122 Acesso em: 21 jan. 2020.

ARCHER, Louise et al. “Science capital”: A conceptual, methodological, and empirical argument for extending bourdieusian notions of capital beyond the arts. Journal of Research in Science Teaching, v. 52, n. 7, p. 922-948, 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/tea.21227. Acesso em: 21 jan. 2020.

BRITISH COUNCIL. Newton Fund Institutional Skills. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/institutional-skills. Acesso em: 18 jan. 2020.

FERRARO, José Luís Schifino; PIRES, Melissa Guerra Simões; SHINKAI, Rosemary Sadami Arai. PUCRS e Newcastle University: uma experiência de internacionalização a partir da construção de uma exposição conjunta entre o Museu de Ciências e Tecnologia e o Great North Museum: Hancock. Educação Por Escrito, v. 7, n. 2, p. 201-207, 2016. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/24494/0. Acesso em: 24 jan. 2020.

FERRARO, José Luís Schifino et al. Connecting Museums: a case study in leadership, innovation and education in university science museums leading internationalisation projects. Educação (Porto Alegre), v. 42, n. 1, p. 77-84, 2019. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/ojs/index.php/faced/article/view/29526. Acesso em: 26 jan. 2020.

GALLERIES, LIBRARIES AND MUSEUMS. International Exchange in Brazil: Innovation and Education in Museums, 2017. Disponível em: https://www.glam.ox.ac.uk/article/international-exchange-brazil-innovation-and-education-museums. Acesso em: 20 jan. 2020.

GALLERIES, LIBRARIES AND MUSEUMS. Museums Leader’s Report, 2018. Disponível em: http://www.glam.ox.ac.uk/sites/default/files/glam/documents/media/the_museum_leaders_report.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.

OXFORD UNIVERSITY MUSEUM OF NATURAL HISTORY. Science in Universities Museums. Disponível em: https://oumnh.ox.ac.uk/sums-science-university-museums. Acesso em: 20 jan. 2020.

PUCRS. International talk on innovation and education in museums, 2017. Disponível em: http://www.pucrs.br/en/blog/international-talk-on-innovation-and-education-in-museums/

Acesso em: 19 jan. 2020.

PUCRS. Event brings together museums of PUCRS, Newcastle and Oxford, 2018. Disponível em: http://www.pucrs.br/en/blog/event-brings-together-museums-of-pucrs-newcastle-and-oxford/. Acesso em: 18 jan. 2020.

PUCRS. Artigo sobre Connecting Museums consolida união entre PUCRS, Newcastle e Oxford, 2019a. Disponível em: http://www.pucrs.br/soupucrs-pesquisador/artigo-sobre-connecting-museums-consolida-uniao-entre-pucrs-newcastle-e-oxford/ Acesso em: 25 jan. 2020.

PUCRS. PUCRS cited in British Council publication on internationalization, 2019b. Disponível em: http://www.pucrs.br/en/blog/pucrs-cited-in-british-council-publication-on-internationalization/ Acesso em: 19 jan. 2020.

UNIVERSITY MUSEUMS GROUP. University Museums for the 21st Century. Disponível em: http://universitymuseumsgroup.org. Acesso em: 21 jan. 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.