Connecting museums

museus de ciências como hubs de internacionalização no ensino superior

Palavras-chave: Internacionalização, Educação, Ensino superior, Museus de ciências

Resumo

O presente ensaio se constitui em um relato sobre a experiência de internacionalização entre o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS), o Great North Museum: John Hancock (GNM), da Newcastle University, e o Oxford University Museum of Natural History (OUMNH), da University of Oxford. Trata-se da constituição de uma rede entre estas instituições  que discute educação, gestão e liderança em museus universitários de ciências. Desde a criação desta rede, denominada Connecting Museums, em 2016, foram realizados encontros internacionais entre pesquisadores, profissionais da área e público interessado. Como ações da rede em ensino, pesquisa e extensão – desde então –, foram organizadas formações para professores de escolas públicas e privadas em ciências, bem como a troca de expertise entre profissionais da área no que tange a gestão de museus universitários de ciências. Publicações como artigos, trabalhos científicos apresentados em conferências nacionais e internacionais e, ainda, um livro são os primeiros frutos do Connecting Museums. Todas as atividades foram fomentadas e tiveram apoio do British Council. A ampliação da rede inicia-se este ano com uma mudança na configuração do tradicional evento que leva seu nome, que pela primeira vez ocorrerá fora do MCT-PUCRS em Porto Alegre, com atividades planejadas e orientadas pelo Museum Leaders’ Report, produzido pela Saïd Business School, da University of Oxford, visando a formação de futuros líderes para os museus brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luís Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul

Doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação (Escola de Humanidades) e Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências) da Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul.

Caroline McDonald, Newcastle University

Archaelogist, Specialist in Roman and Prehistoric Archaeology. Tyne & Wear Archives & Museums, Great North Museum: Hancock, Newcastle University

Paul Smith , University of Oxford

M. Paul Smith  - PhD in Paleontology, Director of the Oxford University Museum of Natural History (OUMNH). Oxford University Museum of Natural History, University of Oxford

Referências

ARCHER, Louise; DEWITT, Jennifer; WILLIS, Beatrice. Adolescent boys' science aspirations: Masculinity, capital, and power. Journal of Research in Science Teaching, v. 51, n. 1, p. 1-30, 2014. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tea.21122 Acesso em: 21 jan. 2020.

ARCHER, Louise et al. “Science capital”: A conceptual, methodological, and empirical argument for extending bourdieusian notions of capital beyond the arts. Journal of Research in Science Teaching, v. 52, n. 7, p. 922-948, 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/tea.21227. Acesso em: 21 jan. 2020.

BRITISH COUNCIL. Newton Fund Institutional Skills. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/institutional-skills. Acesso em: 18 jan. 2020.

FERRARO, José Luís Schifino; PIRES, Melissa Guerra Simões; SHINKAI, Rosemary Sadami Arai. PUCRS e Newcastle University: uma experiência de internacionalização a partir da construção de uma exposição conjunta entre o Museu de Ciências e Tecnologia e o Great North Museum: Hancock. Educação Por Escrito, v. 7, n. 2, p. 201-207, 2016. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/24494/0. Acesso em: 24 jan. 2020.

FERRARO, José Luís Schifino et al. Connecting Museums: a case study in leadership, innovation and education in university science museums leading internationalisation projects. Educação (Porto Alegre), v. 42, n. 1, p. 77-84, 2019. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/ojs/index.php/faced/article/view/29526. Acesso em: 26 jan. 2020.

GALLERIES, LIBRARIES AND MUSEUMS. International Exchange in Brazil: Innovation and Education in Museums, 2017. Disponível em: https://www.glam.ox.ac.uk/article/international-exchange-brazil-innovation-and-education-museums. Acesso em: 20 jan. 2020.

GALLERIES, LIBRARIES AND MUSEUMS. Museums Leader’s Report, 2018. Disponível em: http://www.glam.ox.ac.uk/sites/default/files/glam/documents/media/the_museum_leaders_report.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.

OXFORD UNIVERSITY MUSEUM OF NATURAL HISTORY. Science in Universities Museums. Disponível em: https://oumnh.ox.ac.uk/sums-science-university-museums. Acesso em: 20 jan. 2020.

PUCRS. International talk on innovation and education in museums, 2017. Disponível em: http://www.pucrs.br/en/blog/international-talk-on-innovation-and-education-in-museums/

Acesso em: 19 jan. 2020.

PUCRS. Event brings together museums of PUCRS, Newcastle and Oxford, 2018. Disponível em: http://www.pucrs.br/en/blog/event-brings-together-museums-of-pucrs-newcastle-and-oxford/. Acesso em: 18 jan. 2020.

PUCRS. Artigo sobre Connecting Museums consolida união entre PUCRS, Newcastle e Oxford, 2019a. Disponível em: http://www.pucrs.br/soupucrs-pesquisador/artigo-sobre-connecting-museums-consolida-uniao-entre-pucrs-newcastle-e-oxford/ Acesso em: 25 jan. 2020.

PUCRS. PUCRS cited in British Council publication on internationalization, 2019b. Disponível em: http://www.pucrs.br/en/blog/pucrs-cited-in-british-council-publication-on-internationalization/ Acesso em: 19 jan. 2020.

UNIVERSITY MUSEUMS GROUP. University Museums for the 21st Century. Disponível em: http://universitymuseumsgroup.org. Acesso em: 21 jan. 2020.

Publicado
2020-04-11
Como Citar
Ferraro, J. L. S., McDonald, C., & Smith , P. (2020). Connecting museums. Revista Internacional De Educação Superior, 7, e021009. https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658203
Seção
Relatos de experiências