Resumo
Neste artigo, discutem-se as implicações do cenário pandêmico na reconfiguração das docências no contexto universitário. A dinâmica interdiscursiva proposta abrange as dimensões macro e micro das políticas educacionais em curso e os tensionamentos que delas decorrem nas instituições de ensino superior, em especial, no que tange à autonomia pedagógica e à sua relação com o trabalho docente. Nessa perspectiva, problematizam-se as (in)visibilidades manifestadas no e pelo trabalho pedagógico diante da transposição dos modelos presenciais de ensino para os modelos digitais. Os processos de transição em andamento circunscrevem o modo como o trabalho pedagógico é compreendido e vivenciado pelos professores e estudantes, permeados pelas dinâmicas institucionais, exigindo novos desenhos pedagógicos. Nesse cenário, busca-se a defesa de políticas institucionais capazes de impulsionar movimentos formativos e disrupções necessárias aos contextos insurgentes, favorecendo a geratividade e o protagonismo docente e discente nas IES.
Referências
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. (Orgs.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
AUTORA 1. Formação continuada de Professores: dinâmicas interativas e mediadoras.3ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2020.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr, nº 19, 2002.pp. 20-28. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1413-24782002000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 nov. 2020.
FLACH, S. de F., 2012. Contribuições para o debate sobre a qualidade social da educação na realidade brasileira. Contexto & Educação. Editora Unijuí, Ano 27, n. 87, Jan./Jun. 2012. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/issue/archive/2. Acesso em: 2 nov. 2020.
FREIRE, Paulo. Conscientização. Teorias e práticas da libertação. São Paulo: Centaruro, 3.ed., 2 reimpressão, 2008.
HELLER, Agnes. Sociologia de la vida cotidiana. Impresso em Nova-grafick s/a., Puigcerd127, 08019, Barcelona, 1991.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
ISAIA, Silvia M. de A.; AUTORA 1.; MACIEL, Adriana, M. da R. Indicadores de qualidade e desenvolvimento profissional docente. In: MOROSINI, Marília. Qualidade da Educação Superior: reflexões e práticas investigativas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. p. 361-381.
LÉVY, Piérre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
LÉVY, Piérre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática.13. Ed. São Paulo: Editora 34, 2004.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
LEMOS, A. Cibercultura. Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
LEMOS, André. Cibercultura como território recombinante. In: Trivinho, E., Cazeloto, E. (Ed.), A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber, Instituto Itaú Cultural, 38-46, 2009. Disponível em: http://abciber.org/publicacoes/livro1/a_cibercultura_e_seu_espelho.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
NÓVOA, António. In: XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. ENDIPE, 2020. Palestra de Encerramento Youtube. Disponível em: https://youtu.be/qMQhtXoV9Y0. Acesso em: 12 nov. 2020.
AUTORA 3. Movimentos da professoralidade: a tessitura da docência. 2012. 219p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020.
VYGOTSKI, Lev S..Obras escogidas. Tomo I. Madrid: Visor: Distribuciones, S.A. Madrid, 1991.
VYGOTSKI, Lev S.. La imaginación y el arte en la infância. Madri- Espana. Ediciones Akal, S.A, 2003.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior