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Estado do conhecimento da educação superior no Brasil
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Palavras-chave

Educação superior
Estado do conhecimento
Produção científica

Como Citar

LESNIESKI, Marlon Sandro; TREVISOL, Márcio Giusti. Estado do conhecimento da educação superior no Brasil: temas e questões (2017-2020). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021043, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8665113. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665113. Acesso em: 15 set. 2024.

Resumo

O tema Educação Superior é bastante recorrente nos debates e pesquisas científicas no campo educacional. Por ser um tema ligado diretamente há uma área central da formação humana, as pesquisas em educação superior acabam tensionando diversos eixos interpretativos e suscitando questões coevas às problemáticas atuais. O artigo tem por escopo apresentar, a partir do Estado do Conhecimento, os temas e questões sobre a educação superior. O problema investigativo se caracteriza pelas perguntas: o que os pesquisadores da área da educação superior estão publicando? Quais os temas? Quais os conceitos? Quais as questões levantadas? As perguntas anunciam a complexidade da área e apontam as tensões decorrentes das disputas pela hegemonia de um projeto de educação superior. Os acervos científicos selecionados foram: ANPEd, Portal de Periódico CAPES e a base SCIELO, no recorte temporal de 2017-2020. Esta investigação foi bibliográfica e teve como base de análise a metodologia histórico-crítica. Os dados categorizados permitem aferir que existe uma produção cientifica em Educação Superior densa e variada. A análise nos ajudou a compreender a preocupação dos autores em debater questões atuais sobre a educação superior brasileira, e que mesmo com uma produção temática sólida, ainda persistem certos valores hegemônicos que representam uma unidade ética nas investigações em diversas frentes de atuação.  Além disso, ficou evidente o crescente movimento de mercantilização da educação superior neste período de 2017 a 2020 no Brasil, fruto das Políticas Internacionais de Educação que vem sendo impostas desde a construção e integração do Espaço Europeu de Educação  na Europa.

 

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8665113
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