Banner Portal
Internacionalização da educação superior
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Educação
Educação superior

Como Citar

ALMEIDA , Maria de Lourdes Pinto de; SANTOS FILHO, José Camilo dos; BITTENCOURT , Charlene. Internacionalização da educação superior . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022047, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8670350. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670350. Acesso em: 16 jun. 2024.

Resumo

 É com muito prazer que apresentamos o volume 08 (oito) da nossa Revista Internacional de Educação Superior - RIESup, ano de 2022. Neste volume temos um total de 45 publicações, sendo: 09 (nove) artigos do dossiê temático, 21 (dezenove) artigos, 04 (quatro) relatos de pesquisas, 06 (seis) relatos de experiência, 03 (três) resenhas e 02 (dois) ensaios.  Faremos uma breve apresentação de cada texto para que o leitor possa ter conhecimento do objetivo proposto pelo autor em cada discussão apresentada neste volume.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8670350
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ALVES, J.; SILVA, L. T. .; LOPES, F. M. . Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação dos conhecimentos e atitudes educacionais de farmacêuticos docentes frente aos serviços clínicos realizados por farmacêuticos . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022037, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8657604. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657604. Acesso em: 2 jun. 2022.

ASTUDILLO, M.; LEGUÍZAMO-LEÓN, A. V. .; CALLEJA, E. . G. . Oportunidades do novo espaço educativo para a educação superior: terceiro entorno digital. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022008, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659282. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659282. Acesso em: 2 jun. 2022.

BACKES, L.; VAZ, D.; OLIVEIRA, G. D. B. de. Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências: educação superior . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022025, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660997. Acesso em: 3 jun. 2022.

BARBOSA, E. da S. .; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Estudos sobre a formação da enfermeira para o cuidado : o estado da questão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022018, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660420. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660420. Acesso em: 3 jun. 2022.

BARBOSA, P. L. S.; SILVA, R. da; FREITAS, M. de L. Banco de questões do Instituto Federal do Ceará: um sistema web para auxiliar o processo de avaliação do estudante no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022006, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8657696. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657696. Acesso em: 3 jun. 2022.

BITTENCOURT, Z. A.; PEREIRA, T. I. Educação superior em contexto emergente: a democratização da universidade brasileira em debate. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022021, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8665194. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665194. Acesso em: 2 jun. 2022.

BOLZAN, D. P. V.; CUNHA, M. I. da; POWACZUK , A. C. H. Docências e movimentos formativos: desafios e tensões nas práticas pedagógicas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022032, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663812. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663812. Acesso em: 2 jun. 2022.

CARDOSO, D. E. C. .; ENS, R. T. Ações afirmativas e desafios na formação inicial de professores (BNC-formação). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022044, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8667855. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8667855. Acesso em: 13 jun. 2022.

CARRASCO, L. B. Z. .; AZEVEDO, M. A. R. de. A ação profissional do assessor pedagógico universitário (APU): diálogos acerca de sua trajetória no Brasil, Argentina e Uruguai . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022038, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663729. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663729. Acesso em: 3 jun. 2022.

CHAVES, V. L. J.; ARAUJO, R. S. D. A ofensiva neoconservadora contra as universidades federais no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022045, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8669158. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8669158. Acesso em: 6 jun. 2022.

CONTE, E.; GUTIERRE, L. dos S. . Estágio docente em questão: formação e implicações . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022002, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8656631. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656631. Acesso em: 3 jun. 2022.

CORTE, M. G. D. .; MOROSINI, M. C.; FELICETTI, V. L. Internacionalização da educação superior na perspectiva sul-sul: movimentos e contextos emergentes em tempos pandêmicos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022035, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663797. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663797. Acesso em: 2 jun. 2022.

COX, K. K. .; DE-BORTOLI, R. Alternativas para implementação de certificação do processo acadêmico das IESs . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022030, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661211. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661211. Acesso em: 3 jun. 2022.

CRUZ, V. X. de A.; EICHLER, M. O programa Ciência sem Fronteiras nas atas dos conselhos superiores da Capes: desenvolvimento e suspensão da política pública de mobilidade estudantil na graduação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022026, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659242. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659242. Acesso em: 3 jun. 2022.

EVANGELISTA, T. da S.; OLIVEIRA, L.; SALES, A. B. de . Aprendo, aplicativo de celular para melhorar a aprendizagem de equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022011, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8658629. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658629. Acesso em: 3 jun. 2022.

FÁVERO, A. A.; OLIVEIRA, J. C.; FARIA, T. L. de. Crítica as “medições” em educação à luz da teoria das capacidades: a meritocracia que reforça a desigualdade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022024, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8665579. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665579. Acesso em: 3 jun. 2022.

FERREIRA JÚNIOR, M. P. .; SILVA FILHO, S. A. da; ANGELO, R. di C. de O. Suporte básico de vida como disciplina obrigatória nos cursos de graduação em saúde: análise curricular. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022023, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659891. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659891. Acesso em: 3 jun. 2022.

FERREIRA, T. F. . .; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. .; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Andragogia no ensino superior: a percepção de professores de licenciaturas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022029, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661980. Acesso em: 3 jun. 2022.

FIORIN, B. P. A.; PAVÃO, S. M. de O. Ações direcionadas à permanência do estudante universitário: um olhar a partir de três instituições do Rio Grande do Sul. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022017, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660398. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660398. Acesso em: 2 jun. 2022.

FORTUNATO, I. A didática na formação inicial docente: experiências de um professor formador em (auto)formação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022009, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661350. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661350. Acesso em: 3 jun. 2022.

FRANÇA, A. Educação, mídia e tecnologia: desafios e enfrentamentos na sociedade da informação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022042, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8665229. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665229. Acesso em: 3 jun. 2022.

FRANCO, S. R. K. .; FRANCO, M. E. D. P. .; LONGHI, S. M. . Política e gestão da educação superior, tecnologia e possibilidades em tempos de Covid-19. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022039, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663799. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663799. Acesso em: 2 jun. 2022.

GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R. Internacionalização e português como língua estrangeira (PLE): levantamento e discussão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022003, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663449. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663449. Acesso em: 2 jun. 2022.

GUIMARÃES, R. S. de. Da metapresencialidade ao ensino remoto emergencial : como será o ensino superior num mundo pós-pandemia?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022019, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660639. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660639. Acesso em: 3 jun. 2022.

JIMÉNEZ, C. S. H. .; ALBO, M. V. . Um modelo integrado de gestão e financiamento para a internacionalização: uma análise para instituições de ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022031, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663684. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663684. Acesso em: 3 jun. 2022.

LACERDA, I. P.; YUNES, M. A. M. .; VALENTINI, F. Permanência no ensino superior e a rede de apoio de estudantes residentes em moradia estudantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022004, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663399. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663399. Acesso em: 3 jun. 2022.

MARCON, T.; SCOLARI, A. .; MEZADRI, N. J. Educação para a democracia no contexto neoliberal: desafios para superar a subjetividade concorrencial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022007, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8658379. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658379. Acesso em: 2 jun. 2022.

MARTINS, T. B.; BATISTA, S. S. S. A política de internacionalização da educação em institutos politécnicos de Portugal e as parcerias com instituições brasileiras de educação profissional e tecnológica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022028, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661804. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661804. Acesso em: 2 jun. 2022.

MOURA, D. L.; SILVA, M. S. R. e .; ARAÚJO, J. G. E. . Procedimentos e dificuldades de realização do estágio curricular supervisionado sob a ótica do professor coordenador. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022016, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660473. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660473. Acesso em: 2 jun. 2022.

NASCIMENTO, C. M. de C. .; OLIVEIRA, A. O ensino superior no contexto pos-comunista : o caso da República Tcheca. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022012, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8658718. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658718. Acesso em: 2 jun. 2022.

NEZ, E. de; FERNANDES, . C. M. B. .; WOICOLESCO , V. G. . Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022020, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663809. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663809. Acesso em: 2 jun. 2022.

OVIEDO, L. E. Z. Manual de educação internacional: princípios e práticas do campo. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022022, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8665720. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665720. Acesso em: 3 jun. 2022.

PARRA-SANDOVAL, M. C. Internacionalização da educação superior: o que está subjacente ao discurso da UNESCO e da OCDE. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022013, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660706. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660706. Acesso em: 2 jun. 2022.

PIRES, A. C. .; CORRÊA, A. M. de S.; BORBA, V. M. de L. . Avaliação: experiência no curso de pedagogia da UFCG do campus de Cajazeiras-PB. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022034, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659790. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659790. Acesso em: 3 jun. 2022.

QUEIROS, G. B.; AROEIRA, K. . P. . A construção do campo epistemológico da pedagogia universitária no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022027, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661709. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661709. Acesso em: 3 jun. 2022.

QUIROGA, S. R. Internacionalização na universidade nacional de San Luis, Argentina 2005-2014: faces institucionais e não institucionais. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022041, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8662689. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8662689. Acesso em: 2 jun. 2022.

RATUSNIAK, C.; DIAS, L. R. .; ALMEIDA, R. E. A disciplina de didática, o racismo e a educação para as relações étnico-raciais: encontros e reflexões. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022033, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661207. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661207. Acesso em: 3 jun. 2022.

RODRIGUES, D. P.; FREITAS, S. T. .; PEZAVENTO, K. Os planos nacionais de educação (2001-2010 e 2014-2024) no campo da educação superior: avanços e/ou recuos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022005, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660972. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660972. Acesso em: 3 jun. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E. Tecnologias na descolonialidade do poder, do saber, do ser, do fazer e do sonhar: panacéia ou utopia?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022040, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661348. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661348. Acesso em: 2 jun. 2022.

RUBIN-OLIVEIRA, M.; COSTA , M. L. D. Internacionalização da educação superior at home: conceitos, lugares e sujeitos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022036, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8662773. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8662773. Acesso em: 3 jun. 2022.

SANTOS, C. A. dos .; CIRÍACO, K. T. . Caracterização da produção do conhecimento sobre professores que ensinam matemática em cursos de pedagogia (2009-2019). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022001, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659141. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659141. Acesso em: 3 jun. 2022.

SCHMITZ, G.; TOLENTINO NETO, L. C. B. A prática como componente curricular: panorama das publicações e contextos da produção científica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022010, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8664826. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8664826. Acesso em: 2 jun. 2022.

SOUSA, J. V. de. Cenários e desafios da universidade na economia do conhecimento. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022014, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663806. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663806. Acesso em: 2 jun. 2022.

SOUZA, A. S.; MEDEIROS, A. M. S. de. Metodologias colaborativas na pós-graduação stricto sensu em educação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022015, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660681. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660681. Acesso em: 3 jun. 2022.

VIERA-DUARTE, P. Desenvolvimento profissional de professores em contextos emergentes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022043, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663911. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663911. Acesso em: 2 jun. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.