Banner Portal
Transformações e inovações no Ensino Superior: comunicação e divulgação científica em debate
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO

Palavras-chave

Ensino superior - Editorial
Educação superior - Editorial

Como Citar

SANTOS, Gildenir Carolino; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Transformações e inovações no Ensino Superior: comunicação e divulgação científica em debate : Editorial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023052, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8672005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8672005. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Mais uma edição concluída! Mais uma conquista obtida pela Revista Internacional de Educação Superior [RIESUP] em cumprir com a modalidade de publicação contínua. Somos a única publicação no Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos a estar adiantada em dois anos com suas edições. Isso é um privilégio no meio acadêmico, de poder estar agilizando a publicação dos artigos na medida em que são aprovados. Nesta edição [volume 9 - 2023] temos 51 trabalhos, sendo 35 Artigos; 09 Pesquisas; 05 Relatos de experiência e 1 Resenha.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8672005
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO

Referências

ALVES, F. R. V. Sobre o (Ph.D.) (Philosophiae Doctor): o ‘Viva Voce’ e variantes do doutorado acadêmico em um cenário nacional e internacional. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023016, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8668327. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668327. Acesso em: 19 jan. 2023.

ALVES , I. P.; FARIA, I.; PEREIRA, J. L. Avaliação formativa e autorregulação da aprendizagem no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023035, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8668636. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668636. Acesso em: 19 jan. 2023.

AMARAL, E. L.; TROMBINI FRICK, L. Engajamento acadêmico e saúde mental positiva entre estudantes universitários. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023022, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665450. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665450. Acesso em: 19 jan. 2023.

ARAÚJO, M. T. B.; NOVAIS, V. R.; CARVALHO, T. de A. Perfil dos estudantes de odontologia no uso do instagram como ferramenta de aprendizagem móvel e ubíqua: estudo transversal. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023034, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8668770. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668770. Acesso em: 19 jan. 2023.

BACKES, J. L.; PAVAN, R. Contribuições dos indígenas para a construção de um currículo cosmopolita subalterno . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023050, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8668939. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668939. Acesso em: 19 jan. 2023.

BATISTA, R. C.; GOMES, M. das N.; PELISSARI, L. B. Modelagem computacional na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade: cenário dos currículos dos cursos de engenharia mecânica em instituições federais. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023047, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665040. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665040. Acesso em: 19 jan. 2023.

BEATO, G. C.; CARRIZO, L. A. D. V.; OLIVEIRA, M. R. M. de. Concepções e reflexões de membros da comunidade acadêmica da Universidad Nacional de Córdoba sobre a soberania e segurança alimentar no currículo de nutrição: relato de uma visita acadêmica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023017, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8663953. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663953. Acesso em: 19 jan. 2023.

BITTENCOURT, R. L. de; FERNANDES, C. F. A formação continuada em uma universidade comunitária na perspectiva de seus docentes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, 023029, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8666552. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/

ojs/index.php/riesup/article/view/8666552. Acesso em: 19 jan. 2023.

BORGES, C. L. P.; SILVA , L. da C. e .; CARNIATTO , I. A ambientalização curricular nos cursos de Agronomia em duas universidades paranaenses: uma análise a partir das categorias propostas pela Rede Aces. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023044, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8667803. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8667803. Acesso em: 19 jan. 2023.

BRANDALISE, G. C. M.; HEINZLE, M. R. S. Internacionalização da e na educação superior: conceitos e abordagens. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023024, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8670113. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670113. Acesso em: 19 jan. 2023.

BRAUN, J. R.; BOLZAN, D. P. V. Resiliência docente e alternância pedagógica na aprendizagem dos professores iniciantes: os movimentos em meio aos contextos emergentes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023010, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8664900. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8664900. Acesso em: 19 jan. 2023.

CARDOSO, F. da S.; GALINDO, P. T. B.; ALMEIDA NETO, A. L. de. Ensino jurídico e questões de gênero: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos de direito da cidade de Arcoverde, Pernambuco. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023021, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8669095. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8669095. Acesso em: 19 jan. 2023.

CONCEIÇÃO, J. S. da .; DINIZ-PEREIRA, J. E. O campo universitário na UFMG (Brasil) e na UBA (Argentina): o embate entre capital científico e capital pedagógico . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023011, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8661946. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661946. Acesso em: 19 jan. 2023.

CRUZ, S. R. M.; ARRUDA, E. Formação na pós-graduação Stricto Sensu e o uso de tecnologias digitais: um campo literalmente restrito?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023032, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8667675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8667675. Acesso em: 19 jan. 2023.

DALMAU, M. B. L.; SILVA, C. S. da .; CANTO, J. P. do . A implementação do modelo de Gestão por Competências nas universidades federais brasileiras: caminhos percorridos e desafios enfrentados. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023020, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8666622. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666622. Acesso em: 19 jan. 2023.

DIAS, J. F.; BRANCO, J. C. S. Formação pedagógica de professores universitários: contribuições e lacunas identificadas no processo de revisão da produção intelectual. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023001, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665155. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665155. Acesso em: 19 jan. 2023.

DUARTE, T. C. R. S.; SANTOS , L. L. de C. P. Desempenho acadêmico: percepções de discentes do curso de Física de uma Universidade Mineira. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023009, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8660787. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660787. Acesso em: 19 jan. 2023.

FERREIRA, G. M. dos S.; OZÓRIO, G. G.; MOREIRA, L. C. P. Metodologias ativas nas concepções de docentes do ensino superior: “um nome novo que não diz nada”? Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023048, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665518. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665518. Acesso em: 19 jan. 2023.

FERREIRA, R. M.; AMARAL, C. G. do. Indicadores de qualidade no ensino da pediatria em tempos de Pandemia : uma revisão narrativa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023042, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8662761. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8662761. Acesso em: 19 jan. 2023.

GIARETA, P. F.; ZILIANI, A. C. M.; SILVA, L. A. da. A BNC-formação e a formação docente em cursos de licenciatura na Universidade Brasileira: a formação do professor intelectual em disputa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023031, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8670364. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670364. Acesso em: 19 jan. 2023.

GONÇALVES, J. P.; BENITEZ, M. C. de S. A (in)existência de estudantes do gênero masculino no curso de pedagogia: por que eles desistem?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023003, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8661264. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661264. Acesso em: 19 jan. 2023.

GUTMANN, A. P.; ROCHA, Z. de F. D. C.; LIMA, J. P. C. de. Ensino por investigação em aulas de didática para a formação inicial de professores de química. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023006, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8661880. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661880. Acesso em: 19 jan. 2023.

HAAS, C. M.; TIAGO, F. M. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) entre legitimidade e (in) definição da qualidade: registros em atas de 2016 a 2020. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023028, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665279. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665279. Acesso em: 19 jan. 2023.

HEINZ, D.; DOMINGUES, M. J. C. de S.; PARISOTTO, I. R. dos S. Uso de simuladores empresariais no ensino de administração: relatando a experiência e avaliando os resultados. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023002, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8660200. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660200. Acesso em: 19 jan. 2023.

KOHLS-SANTOS, P.; MEJÍA, P. E. Mecanismos de apoio mediados por tecnologia: uma proposta a partir do que dizem os estudantes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023005, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663771. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663771. Acesso em: 19 jan. 2023.

LACERDA, C. R.; GUERREIRO, M. G. Aprendizagem significativa : estudo sobre a visão dos professores no Ensino Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023036, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8668162. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668162. Acesso em: 19 jan. 2023.

MACHADO, V. E. S.; ALELUIA, I. M. B. O conhecimento do estudante de medicina sobre medicina narrativa: onde estamos e para onde vamos?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023012, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8661288. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661288. Acesso em: 19 jan. 2023.

MACIEL, M. de A. C.; ANDRETO, L. M.; FERREIRA, T. C. M. Adaptação transcultural do "Questionnarie to evaluation the quality of PBL problems" para uso no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023039, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8661400. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661400. Acesso em: 19 jan. 2023.

MEDEIROS, E. A. de; AMORIM, G. C. C. O perfil sociocultural dos estudantes da licenciatura em educação do campo da Universidade Federal Rural do Semi-árido: de quais sujeitos do semi-árido falamos?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023025, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665181. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665181. Acesso em: 19 jan. 2023.

MORAIS, P. S. de; SOUZA, M. V. dos S. e; ROSA, J. C. S. A docência universitária: formação do professorado da área de Ciência da Computação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023043, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8666190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666190. Acesso em: 19 jan. 2023.

NASCIMENTO, J. R. R.; SILVA, B. C. de A.; SILVA, M. B. do N. Práticas inovadoras no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023023, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8669070. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8669070. Acesso em: 19 jan. 2023.

OLIVEIRA, R.; SANTOS, P. P. dos. O processo de mercantilização da Educação superior no Brasil e a negação da formação humana: uma análise crítica a partir de István Mészáros. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023046, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8663773. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663773. Acesso em: 19 jan. 2023.

OLIVEIRA, S. A. de .; PRADO, J. R.; REIS, S. M. A. de O. A dinamização de vivências lúdicas nas aulas de pesquisa e estágio em educação infantil . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023041, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8663785. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663785. Acesso em: 19 jan. 2023.

PACHECO, M. A. L.; MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; RACHELLEY MATOS MONTEIRO, R. Docência universitária: percursos de formação de professores bacharéis no curso de medicina veterinária. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023007, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8659136. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659136. Acesso em: 19 jan. 2023.

PAULA, M. A. B. de; GRILO, A. de C.; ÁVILA, M. A. Engenharia biomédica: escolhas profissionais nas trajetórias docentes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023013, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8660655. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660655. Acesso em: 19 jan. 2023.

PAULO, F. dos S. Cartas pedagógicas como instrumento metodológico de pesquisas participativas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023019, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8670030. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670030. Acesso em: 19 jan. 2023.

PEDROSO, P. R.; GISI, M. L. A experiência dos estudantes do Programa Universidade para Todos (PROUNI) na produção científica em teses e dissertações: 2007-2017. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023040, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8660632. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660632. Acesso em: 19 jan. 2023.

QUADROS, A. L. de; FERREIRA, D. E. da C.; CORRÊA, R. G. Eu só quero criar peixes! A construção de significados para conceitos químicos em um curso de aquacultura. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023004, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8660820. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660820. Acesso em: 19 jan. 2023.

RODRIGUES, E. de S. S.; RAMOS, B. S. da S. Adentrando uma moradia estudantil feminina : opressão e desumanização no contexto de estudantes pobres. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023014, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665690. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665690. Acesso em: 19 jan. 2023.

SANTANA, C. C.; RIBEIRO, M. L. Aula universitária: a interação e as práticas na relação educativa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023008, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8660964. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660964. Acesso em: 19 jan. 2023.

SANTOS, J. A.; PIECZKOWSKI, T. M. Z. Epistemologia e ciências da educação: conceitos epistemológicos clássicos na construção de dissertações. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023016, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8669067. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8669067. Acesso em: 19 jan. 2023.

SANTOS, L. da C.; SEVERO, L. R.; CORREIA, L. de A. Desafios ao engajamento acadêmico no ensino superior : uma análise a partir de posicionamentos sobre satisfação de estudantes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023027 , 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8666403. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666403. Acesso em: 19 jan. 2023.

SEVERO, J. L. R. de L.; PIMENTA, S. G. Formação em pedagogia na América Latina: apontamentos sobre Argentina, Brasil, Colômbia e México. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023033, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8670012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670012. Acesso em: 19 jan. 2023.

SILVA, T. R. de M.; LUI, L. A percepção dos estudantes cotistas sobre os currículos dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com maior densidade entre vagas e inscritos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023038, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8664095. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8664095. Acesso em: 19 jan. 2023.

SIMÃO, A. A. Desventuras dos professores na formação para o capital. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023015, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8667189. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8667189. Acesso em: 19 jan. 2023.

SOUZA, F. E. de; NEVES, I. de S. V. Vozes da experiência docente e gestão na vida acadêmica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023026, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8668125. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668125. Acesso em: 19 jan. 2023.

SOUZA, V. V. S.; FREIRE JUNIOR, J. C. Internacionalização em casa como hub na educação superior: uma proposta de formação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023037, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8668387. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668387. Acesso em: 19 jan. 2023.

TISCHER, W.; TURNES, V. A. Interiorização da Pós-Graduação na Região Sul: dispersão Stricto Sensu e concentração da excelência. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023045, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8663669. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663669. Acesso em: 19 jan. 2023.

TREVISOL, J. V.; BALSANELLO, G.; BASTIANI, S. C. de. As políticas e as dinâmicas da interiorização da pós-graduação em Santa Catarina: um estudo sobre a região oeste. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023030, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8666782. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666782. Acesso em: 19 jan. 2023.

XAVIER, J. R. B.; PONTES, A. P. F. S.; MOREIRA, A. L. Desenvolvimento e contribuições do estágio em Farmácia no Hospital Universitário Lauro Wanderley. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023049, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8666093. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666093. Acesso em: 19 jan. 2023.

ZOTESSO, M. C.; CALAIS, S. L.; GIMENIZ-PASCHOAL, S. R. Contribuições da literatura sobre o início da docência em nível superior . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, e023018, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8663929. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663929. Acesso em: 19 jan. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Gildenir Carolino Santos, Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Downloads

Não há dados estatísticos.