Banner Portal
A Educação Superior em Movimento
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))
ÁUDIO

Palavras-chave

Educação superior - Editorial

Como Citar

SANTOS FILHO, José Camilo dos; SANTOS, Gildenir Carolino; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; MASCARELLO, Celoy Aparecida. A Educação Superior em Movimento: Desafios e Perspectivas para o Estudante Universitário Brasileiro - Editorial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025049, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8678405. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8678405. Acesso em: 14 jan. 2025.

Resumo

O editorial do volume 11 da RIESup, de 2025, apresenta uma análise da produção acadêmica publicada ao longo do ano, com foco nos desafios e perspectivas da educação superior no Brasil. O editorial destaca a crescente produção de pesquisas sobre o estudante universitário brasileiro, refletindo a complexa realidade da educação superior no país e a necessidade de compreender os desafios e oportunidades que se colocam para esse público. Para analisar os artigos, o editorial utilizou uma metodologia de categorização, com base em quatro categorias: linha de publicação ou eixo temático, tipo de trabalho, abordagem metodológica e país de origem dos autores. A partir dessa análise, o editorial identificou os principais temas abordados pelos autores, destacando a importância da pesquisa sobre a experiência do estudante universitário, a formação do professor universitário e a internacionalização da educação superior. O editorial destaca a necessidade de continuar a incentivar a participação de autores de diferentes regiões do mundo, especialmente da América Latina, para promover um diálogo mais amplo e enriquecedor sobre a realidade da educação superior. Além disso, o editorial enfatiza a importância de pesquisas que contribuam para a compreensão da realidade social e, em especial, do campo da educação superior em seu dinamismo histórico, buscando oferecer oportunidades para o surgimento de novas discussões e a ampliação do diálogo acadêmico.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8678405
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))
ÁUDIO

Referências

ANGELO, Thomas A.; CROSS, K. Patricia. Classroom assessment techniques: A handbook for college teachers. Second edition. San Francisco: Jossey-Bass, 1993.

ASTIN, Alexander W. What matters in College: Four critical years revisited. San Francisco: Jossey-Bass, 1993.

BAIN, Ken; BAIN, Marsha M. Super Courses: The future of teaching and learning. Princeton: Princeton University Press, 2021.

FRY, Heather; KETTERIDGE, Steve; MARSHALL, Stephanie (ed.). A handbook for teaching and learning in higher education; Enhancing academic practice. London: Routledge, 2015.

MAYHEW, Matthew J. et. al. How college affects students. 21st century evidence that higher education works. Volume 3. San Francisco: Jossey-Bass, 2016.

KO, Susan; ROSSEN, Steve. Teaching online: A practical guide. New York: Routledge, 2017.

McMILLAN, James H. Classroom assessment: Principles and practice that enhance student learning and motivation. 8th ed. Hoboken (NJ): Pearson, 2024.

SCHLEICH, Ana Lúcia R.; POLYDORO, Soely Aparecida J.; SANTOS, Acácia Aparecida J. dos. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica, v.5, n.1, p. 11-20, 2006.

SVINICKI, Marilla D.; McKIEACHIE, Wilberg. J. McKeachie´s Teaching tips: Strategies, Research, and theory for College and University teachers. 14th ed. Belmont (Ca): Cengage Learning, 2012.

ULRICH, Immanuel. Good teaching in higher education: Practical tips for planning and designing courses. Wiesbaden (Germany): Springer, 2023.

VENDRAMINI, Claudette Maria M. et al. Construção e validação de uma escala sobre avaliação da vida acadêmica (EAVA). Estudos de Psicologia, v.9, n.2, p. 239-268, 2004.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 José Camilo dos Santos Filho, Gildenir Carolino Santos, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Celoy Aparecida Mascarello

Downloads

Não há dados estatísticos.