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A agenda de pesquisa em sociologia da educação na pós-graduação brasileira
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Palavras-chave

Sociologia da educação
Sociologia brasileira
Campo acadêmico
Agenda de pesquisa

Como Citar

SILVA, Camila Ferreira da; LOPES, Rodrigo de Macedo; OLIVEIRA, Amurabi. A agenda de pesquisa em sociologia da educação na pós-graduação brasileira. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020044, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8657431. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657431. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Os exercícios de autorreflexão têm marcado a história da Sociologia da Educação (SE) no Brasil: ao passo que a disciplina tem se desenvolvido, pesquisadores que a compõem têm se dedicado a pensar as suas bases, sua trajetória, disputas e contradições. O fato de, nesse país em específico, a SE estar situada na interseção de duas áreas – a Sociologia e a Educação – confere-lhe uma heterogeneidade particular. O presente artigo toma esta interseção à análise e se propõe a dar continuidade ao debate acerca das especificidades da SE brasileira, para tal toma como objeto de pesquisa a sua agenda de investigação. Os programas de pós-graduação (PPGs) de Sociologia e de Educação serviram de base para o mapeamento daqueles que apresentam linhas de pesquisa diretamente ligadas à SE, os professores/pesquisadores credenciados em tais linhas tiveram seus currículos escrutinados com vistas a mapear os projetos de pesquisa em andamento, estes projetos, por fim, constituíram nossa principal fonte para traçar a agenda de pesquisa da Sociologia da Educação na atualidade.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8657431
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