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A condicionalidade do estado avaliador e suas implicações na avaliação e a expansão mercantilizada da educação superior brasileira
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Palavras-chave

Avaliação da educação superior
SINAES
Expansão do ensino superior
Mercantilização do ensino

Como Citar

PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; LIMA, Kátia Regina Rodrigues. A condicionalidade do estado avaliador e suas implicações na avaliação e a expansão mercantilizada da educação superior brasileira. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 330–346, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i2.8650708. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650708. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho buscar-se-á analisar as condicionalidades da racionalidade do Estado avaliador para a avaliação da educação superior brasileira. O setor privado/mercantil ganhou espaço no setor estatal, uma vez que o Estado condiciona em sua própria processualidade os mecanismos de accountability próprios do mercado internacional. Os procedimentos metodológicos utilizados tratam-se de estudo teórico de cunho bibliográfico e documental, tendo como abordagem de pesquisa qualitativa. Considerou-se que na lógica da avaliação em larga escala seus resultados são eventualmente utilizados para constituição de rankings entre instituições, cidades, Estados e países. No âmbito da educação superior esse processo de avaliação dá destaque direto para o ensino supervalorizando-o em detrimento da pesquisa e da extensão.
https://doi.org/10.20396/riesup.v4i2.8650708
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Referências

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