Banner Portal
Sistema econômico internacional, ideologia e ensino superior brasileiro
PORTUGUÊS
ENGLISH
ERRATA

Palavras-chave

Sistema econômico
Ideologia
Ensino superior.

Como Citar

EISENBACH NETO, Filinto Jorge; BONETI, Lindomar Wessler. Sistema econômico internacional, ideologia e ensino superior brasileiro. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020016, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8654509. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654509. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão teórica acerca do papel do sistema econômico internacional e da ideologia na formação de um modelo do ensino superior no Brasil o atrelado às expectativas do mundo produtivo. Trata-se de um processo de “coisificação” institucional, transformando o ensino em produto de compra e venda, mesmo o público, com foco no treino para o fazer em detrimento do pensar. Metodologicamente utilizou-se do exame da institucionalidade educacional na LDB e na BNCC (Base nacional comum curricular), assim como referenciais do advento do modelo econômico internacional e da ideologia como estratégia de consolidação dos preceitos desse modelo. Conclui-se que o sistema econômico internacional, capitaneado pelo poder ideológico, constitui-se como um fator expressivo no aparecimento do “mercado de trabalho” como fim do processo de ensinar, especialmente no sistema de ensino superior. Porém, considera-se também que o processo da ¨coisificação” inerente ao sistema de ensino, não se encontra apenas naquilo que se pode entender como a finalidade do aprender e do ensinar, o “mercado de trabalho”, mas algo mais complexo se agrega neste processo como é o caso, sobretudo, no foco da meritocracia. Esta, a meritocracia se constitui no principal fator ideológico e da individualidade em detrimento da coletividade, do  ato do fazer em detrimento do pensar.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654509
PORTUGUÊS
ENGLISH
ERRATA

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado (Notas para uma investigação). In: ZIZEK, Slavoj (Org.). Um mapa da Ideologia. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

ALVES, Estefanni Mairla & GONÇALVES, Ruth Maria de Paula. Educação como mercadoria: Desafios da Educação Superior em Meio ao Capitalismo em Crise. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v.5, 1-26: 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653651/19053. Acesso em: 06 de março de 2019.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 13 ed. Brasília: UNB, 2007. 2v.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB/1996. Brasílias: Senado Federal, 2017.

CASTRO, Antonio Barros de; LESSA, Carlos Francisco. Introdução a economia : (uma abordagem estruturalista). 14. ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense-Universitária, 1974. 162p.

CHAUI, Marilena. O que é ideologia. 36 ed. São Paulo: Brasiliense, 1997.

COX, Robert. Gramsci, hegemonia e relações internacionais: um ensaio sobre o método. In. GILL, Stephen. (Org.). Gramsci, materialismo histórico e relações internacionais. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007, p. 119.

DARDOT, Pierre & LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

DOWBOR, Ladislau. Globalização e tendências institucionais. In. DOWBOR, Ladislau et.al. (Org.). Desafios da globalização. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 9-16.

EVANS, Peter. State, capital and the transformation of dependence: the Brazilian computer case, World Development: 1995, 14, 791-808.

FARIAS, Flávio Bezerra de. O imperialismo global: teorias e consensos. São Paulo: Cortez, 2013, p. 13.

FURTER, Pierre. Educação e Reflexão. Petrópolis: Vozes, 1970.

FUSFELD, Daniel, R. A era dos economistas. São Paulo: Saraiva, 2003.

GABEL, Joseph. Sociologia de la alienación. Buenos Aires: Amorrortu, 1970.

HEYWOOD, Andrew. Ideologias políticas, [v.1]: Do liberalism ao fascismo. (tradução – Janaína Marcoantonio, Mairane Janikian. São Paulo: Ática,2010, p.15.

HERZ, Mônica. A Internacionalização da Política: a perspectiva cosmopolita em face do debate sobre a democratização da ONU. Revista Contexto Internacional, v.2, n. 2, Rio de Janeiro: IRI-PUC, jul – dez, 1999, p. 259-29.

HOLANDA, Arélio Buarque de. Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: RRP Editorial, 1976.

HOGENDORN, Jan. O controle da economia moderna – Uma tradução à macroeconomia Keynesiana. ZAHAR. Rio de Janeiro: 1975.

KEOHANE, Robert O. After Hegemony. Princenton University Press: 1984.

LUKÁCS, Georg. Consciência de Classe, in: VELHO, O. e outros (Org.), Estrutura de Classes e Estratificação social. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MESZÁROS, Ístvan. A produção de riqueza e a riqueza da produção. In: MESZÁROS, Ístvan. Para além do capital: rumo a um a teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002, p. 605-633.

MESZÁROS, Ístvan. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOREIRA, Larissa Cristina Dal Piva & RANINCHESKI, Sonia Maria. Análise da Educação Superior entre países emergentes: Estudo de caso do Brasil com demais países membros dos BRICS. Revista Internacional de Educação Superior, v. 05 1-26. Campinas: 2019, Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653651/19053. Acesso em: 06 de março de 2019.

NUNES, Antônio José Avelãs. Uma introdução a Economia Política. São Paulo: Quatier Latin, 2007.

PECEQUILO, Cristina Soreanu. Introdução às relações internacionais: temas, atores e visões. 9 ed. Petrópolis: RJ. Vozes, 2012.

ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 21ª ed. São Paulo: Atlas, 2016.

SANTOS, Boaventura de Souza (Org.) A Globalização e as ciências sociais. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.