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Políticas de acesso a educação superior
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Palavras-chave

Processos seletivos
Ações afirmativas
Democratização

Como Citar

MAZZARI, Alan Sérgio; FALCÃO, Nádia Maciel; CARRASCO , Ramon Fica. Políticas de acesso a educação superior: uma análise no instituto de ciências exatas e tecnologia / Universidade Federal do Amazonas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021025, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659088. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659088. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O artigo aborda as formas de acesso adotadas no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas – ICET/UFAM, analisando a relação estabelecida com o processo de democratização do acesso à educação superior à população em condição socioeconômica desfavorável. Baseia-se em resultado de pesquisa realizada no período de 2018, com emprego de análise bibliográfica e documental. Trata-se de um estudo de cunho explicativo e descritivo, caracterizado como um estudo de caso com abordagem quantitativo-qualitativo. Os resultados apontam que a distribuição das vagas totais entre reserva de vagas e ampla concorrência tem ocorrido de forma progressiva no ICET/UFAM, em cumprimento as determinações das Leis n. 12.711 de 2012 e n. 13.409 de 2016. De igual modo, a disponibilização e distribuição das vagas entre as diversas categorias de reserva de vagas têm ocorrido de forma progressiva. Foi possível verificar que as ações afirmativas são políticas públicas educacionais voltadas ao acesso à educação superior pública dos grupos sociais mais desfavorecidos ou discriminados e têm contribuído no combate à desigualdade e discriminação.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659088
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