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O filho da dor: espacialidades em Desde que o samba é samba, de Paulo Lins
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Palavras-chave

Espacialidade. Deslocamento. Samba. Umbanda. Violência.

Como Citar

FERRONE, Gabriel Capelossi. O filho da dor: espacialidades em Desde que o samba é samba, de Paulo Lins. RUA, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 187–202, 2017. DOI: 10.20396/rua.v23i2.8651139. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8651139. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho faz uma reflexão em torno de Desde que o samba é samba (2012), segundo romance de Paulo Lins, que recria e ficcionaliza o nascimento e desenvolvimento do Samba no bairro carioca Estácio na década de 1920. Serão apontadas as estratégias narrativas para a construção de múltiplas espacialidades no romance e como a história do Samba e da Umbanda atuam na mobilidade, ou não, das personagens. Além disso, será observada a presença de graus de violência a partir da relação geográfica que os personagens dispõem entre si. Por fim, terão ênfase os múltiplos espaços, simbólicos e físicos, que, ora apresentam tensões e rivalidades desenvolvidas a partir de um relacionamento conturbado entre as pessoas que os dividem, ora aproximam-nas, impulsionadas pelos elementos culturais locais
https://doi.org/10.20396/rua.v23i2.8651139
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