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Adaptação e resiliência do espaço comercial de rua: a 25 de março
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Palavras-chave

Rua de comércio. Comércio e cidade. Resiliência urbana. Adaptação e cidade.

Como Citar

CESARINO, Gabriela Krantz; CALDANA JUNIOR, Valter Luiz. Adaptação e resiliência do espaço comercial de rua: a 25 de março. RUA, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 117–139, 2017. DOI: 10.20396/rua.v23i1.8649801. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8649801. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo propõe a discussão do conceito de resiliência adaptativa através de um breve estudo da rua 25 de Março, o mais importante centro comercial da cidade de São Paulo. Partindo do pressuposto de que esta rua é uma exceção ao esvaziamento contemporâneo dos centros tradicionais, procuramos compreender os processos de transformação e adaptação da 25 de Março, que garantiram a sua resiliência nos últimos 150 anos. O conceito de resiliência está presente nas discussões dos urbanistas há algumas décadas, com interpretações diversas que possibilitaram uma significativa evolução do conceito. Recentemente, o entendimento da resiliência como estado desejável a ser atingido por um sistema, tem incorporado as complexidades inerentes às suas transformações. Na cidade contemporânea, complexidades e contradições não impedem, mas ao contrário, contribuem para que o sistema urbano se sustente no longo prazo.
https://doi.org/10.20396/rua.v23i1.8649801
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