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Hábitos de compra de alimentos da população de Ouro Preto (Minas Gerais)
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Palavras-chave

Hábitos de compra. Consumo alimentar. Ouro Preto.

Como Citar

OLIVEIRA, Silvana Pedroso de; MUNIZ, Lidiane Batista; MARLIÈRE, Claudia Aparecida; FREITAS, Silvia Nascimento; FONSECA, Karina Zanotti; CARVALHO, Ligia Ribeiro; CANCHO, Vicente Garibay. Hábitos de compra de alimentos da população de Ouro Preto (Minas Gerais). Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 1–9, 2015. DOI: 10.20396/san.v12i1.1835. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1835. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Os hábitos de compra de alimentos vão influir no padrão de consumo e na segurança alimentar das famílias. Com o objetivo de avaliar os hábitos de compra de alimentos no Município de Ouro Preto, Minas Gerais, foi aplicado um questionário a moradores de cento e trinta e sete domicílios, selecionados por amostragem sistemática. O maior gasto com alimentação ocorreu nos supermercados. Os estabelecimentos mais freqüentados foram: açougues, supermercados, padarias e quitandas. Os principais critérios para escolha dos alimentos foram preço e qualidade; para escolha do local de compra os critérios foram preço e higiene do local. A maioria dos entrevistados declarou que planejava suas compras,  e mais da metade deles informou que fazia compras a crédito, principalmente nos supermercados e açougues. Os entrevistados costumavam ler as informações contidas nos rótulos dos produtos, principalmente a data de validade, a informação nutricional e a composição do produto. Os principais problemas para o abastecimento de alimentos apontados foram: alto preço dos produtos e número insuficiente de estabelecimentos comerciais no bairro. Os resultados revelam preferência pelo pequeno comércio especializado (açougues, padarias e quitandas) e também pelos supermercados. De maneira geral, observa-se que o preço foi o principal critério considerado, tanto na escolha do alimento como do estabelecimento comercial, o que pode ser associado à baixa renda dos entrevistados.
https://doi.org/10.20396/san.v12i1.1835
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Referências

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