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Avaliação do projeto “Criança Saudável – Educação Dez”: a visão de gestores e professores de escolas brasileiras de ensino fundamental
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Palavras-chave

Avaliação de programas e projetos de saúde. Educação alimentar e nutricional. Educação em saúde. Materiais de ensino. Ensino fundamental.

Como Citar

BOOG, Maria Cristina Faber; CARVALHO, Miriam Correa de; SILVA, Marina Vieira da; FONSECA, Maria da Conceição Pereira da; MOTTA, Denise Giacomo da; NOGUEIRA, Rosana Maria; FARFAN, Jaime Amaya. Avaliação do projeto “Criança Saudável – Educação Dez”: a visão de gestores e professores de escolas brasileiras de ensino fundamental. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 60–86, 2015. DOI: 10.20396/san.v16i2.8634785. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634785. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Trata-se de estudo relativo à avaliação do projeto “Criança Saudável – Educação Dez”, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Brasil), em termos de distribuição, conteúdo e efetiva utilização do material enviado às 140.000 escolas brasileiras de ensino fundamental. Foi selecionada uma amostra de 292 escolas de ensino fundamental abrangendo a totalidade dos estados brasileiros. Entrevistadores treinados se reuniram com 292 gestores e 1065 professores, e preencheram formulários contendo questões fechadas e abertas. Os dados foram digitados no software PrjEscola, desenvolvido em Visual Basic, e foram analisados estatisticamente. As questões abertas foram analisadas por meio do estabelecimento de categorias e respectivas freqüências. O estudo apontou que o material chegou a 90,7% das escolas, teve boa receptividade entre professores e alunos e foi efetivamente utilizado. Constatou-se ainda a necessidade de fazer adequações às características culturais regionais e focar os temas mais na promoção da saúde do que na prevenção de doenças.
https://doi.org/10.20396/san.v16i2.8634785
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