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Determinantes do consumo da merenda escolar no Brasil: análise dos dados da PNAD de 2004 e 2006
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Palavras-chave

Merenda escolar. Brasil. Consumo da merenda.

Como Citar

HOFFMANN, Rodolfo. Determinantes do consumo da merenda escolar no Brasil: análise dos dados da PNAD de 2004 e 2006. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 33–45, 2015. DOI: 10.20396/san.v19i1.8634667. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634667. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos de diversos fatores na probabilidade de um aluno consumir a alimentação servida na escola (“merenda escolar”), em unidades de ensino público (primeiro grau) que oferecem merenda. São utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, de 2004 e 2006, que adotou questionário suplementar com questões sobre educação e acesso à alimentação para moradores com até 17 anos de idade. Para alunos de escolas públicas de 1º grau, a proporção que frequenta escolas que oferecem merenda passou de 92,9% em 2004 para 96,7% em 2006. Ao mesmo tempo, nas escolas que oferecem merenda, a proporção de alunos que normalmente comem a merenda diminuiu de 84,0% para 82,0%. Os modelos de lógite estimados mostram que a probabilidade de consumo da merenda escolar é maior para residentes na área rural e decresce com a idade e com o aumento da renda. Essa probabilidade é maior para pretos e pardos do que para os brancos, sendo que a diferença de comportamento associada à cor é mais forte para meninos do que para meninas.
https://doi.org/10.20396/san.v19i1.8634667
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Referências

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