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Análise da compra da agricultura familiar em restaurantes universitários no Rio Grande do Sul
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Palavras-chave

Restaurantes
Segurança alimentar e nutricional
Desenvolvimento rural
Políticas de alimentação e Nutrição

Como Citar

BRIATO, Katielly Rissi; BUENO, Marilene Cassel; TRICHES , Rozane Marcia; KIRSTEN , Vanessa Ramos. Análise da compra da agricultura familiar em restaurantes universitários no Rio Grande do Sul. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 28, n. 00, p. e021040, 2021. DOI: 10.20396/san.v28i00.8660661. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8660661. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

No ano de 2015, foi publicado o decreto 8473/2015, que dispõe o percentual mínimo de compra de 30% para a aquisição de produtos da agricultura familiar para órgãos da administração pública federal. O objetivo deste estudo foi avaliar a aquisição de alimentos da agricultura familiar em restaurantes universitários do Rio Grande do Sul. Foram avaliados quatro restaurantes universitários de 2 universidades públicas, através de entrevistas com os gestores/responsáveis pela compra dos alimentos. As perguntas versavam sobre o tipo de gestão, processos de compras da agricultura familiar e as dificuldades do processo. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples e pela técnica de análise de conteúdo.  Dos quatro restaurantes analisados, três realizaram compras da agricultura familiar na modalidade compra institucional. Os participantes da pesquisa destacaram o potencial das compras para o desenvolvimento local; incentivo aos agricultores familiares e aquisição de alimentos com mais qualidade. Em relação aos desafios para a operacionalização da aquisição de alimentos destacaram-se as dificuldades relacionadas a logística de transporte dos produtos e a pouca produção, que não atinge a quantidade demandada pelos restaurantes. Destaca-se a importância de ações articuladas entre os profissionais atuantes do processo da compra pública, bem como o incentivo para a produção de alimentos. Essas ações são necessárias para viabilizar e potencializar as compras públicas nos restaurantes universitários.

https://doi.org/10.20396/san.v28i00.8660661
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