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Formação em serviço social: articulação entre expressões da “questão social”, políticas sociais e território
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Palavras-chave

Formação profissional. Supervisão educacional. Política social. Serviço social. Território

Como Citar

JOAZEIRO, Edna Maria Goulart; MARIOSA, Duarcides Ferreira. Formação em serviço social: articulação entre expressões da “questão social”, políticas sociais e território. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 185–209, 2015. DOI: 10.20396/sss.v12i2.8639494. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8639494. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo, de maneira reflexiva, apoiado na bibliografia sobre o tema e na experiência docente no ensino superior, aponta para a diversidade de elementos que concorre para que, tanto no âmbito da formação, quanto na esfera da intervenção do Serviço Social, as vivências e experiências de estudantes estagiários em campo de estágio, sejam acompanhadas de uma leitura crítica com vistas à intervenção pertinente que busque, antes de tudo, compreender os nexos e os sentidos das relações sociais materializadas no território. A discussão é apresentada em três partes. No primeiro momento, discute-se o território como espaço de relações, portanto, além de seus limites puramente espaciais, naturais ou geográficos. Em seguida, aponta-se para alguns dos elementos contraditórios que emergem quando o território vivido separa ou é separado do território administrativo-legal. Por fim, discute-se como o processo da busca de compreensão do território impacta no processo de formação e, portanto, está intimamente relacionado ao processo de intervenção no campo do Serviço Social. Conclui-se afirmando que a complexidade que envolve a realidade social está presente de modo inelutável nas demandas da atualidade; e que esse encontro com fragilidades e potências explicitam as riquezas do processo formativo da e na profissão na contemporaneidade.

https://doi.org/10.20396/sss.v12i2.8639494
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