Banner Portal
Do serviço social médico ao serviço social na saúde: meio século de história em São Paulo
PDF

Palavras-chave

Serviço social. Saúde. São Paulo

Como Citar

MARSIGLIA, Regina Maria Giffioni; CARREIRA, Maria Olinda Costa Santos; AMARAL, Denise Perroud. Do serviço social médico ao serviço social na saúde: meio século de história em São Paulo. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 37–50, 2016. DOI: 10.20396/sss.v15i1.8647307. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8647307. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar a inserção do Serviço Social e dos Assistentes Sociais na área de saúde em São Paulo, nas últimas seis décadas. Parte da perspectiva de que estudos de caráter regional são fundamentais para a produção do conhecimento sobre processos sociais complexos em Formações Históricas e Sociais, dadas à diversidade e heterogeneidade das relações econômicas, políticas e sociais que se instalaram historicamente, nas diversas regiões do país. Partiu-se da identificação de relações entre a Assistência Social e a Saúde desde o século XIX, da definição de suas áreas específicas durante a primeira metade do século XX, e da profissionalização do Serviço Social a partir da fundação da Escola de Serviço Social em São Paulo, em 1936. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, bem como de pesquisa empírica sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) sobre a temática da saúde, apresentados entre 1940- 1999, pelos formandos na graduação de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), ambas localizadas na capital do Estado de São Paulo. Essa produção, ao registrar e analisar a prática de estágio dos alunos em serviços de saúde permite acessar as formas de inserção, lócus institucional, temas e preocupações dos assistentes sociais nos hospitais e na Atenção Primária em Saúde. A produção mais recente da categoria profissional, apresentada através de relatórios de eventos, revistas e livros, complementa o conhecimento sobre as articulações entre o Serviço Social e a Saúde em São Paulo.
https://doi.org/10.20396/sss.v15i1.8647307
PDF

Referências

BEREZOVSKY, M. Serviço Social Médico na Administração Hospitalar, São Paulo, Editora Cortez & Moraes, 1977.

BRAGA, J.C.; PAULA, S.G. Saúde e Previdência: Estudos de Política Social, São Paulo, CEBES-Hucitec, 1981.

BRAVO, M.I.S. Serviço Social e Reforma Sanitária: Lutas Sociais e Práticas Profissionais. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ; São Paulo: Cortez Editores, 1996.

CAMILO, M.V.R. F. A Universalidade de Acesso enquanto Expressão do Direito à Saúde: a trajetória histórica do Hospital das Clínicas da Unicamp de 1966/96. 1997. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Biblioteca).

IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. São Paulo, Celats/Cortez, 1982.

IAMAMOTO, M.V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 3ª ed. São Paulo, Cortez, 2000.

IYDA, M. Cem Anos de Saúde Pública: a cidadania negada. São Paulo, Prismas – UNESP, 1994.

MERHY, E. E. O Capitalismo e a Saúde Pública: a emergência das práticas sanitárias no Estado de São Paulo. São Paulo/Campinas. Ed. Papirus, 1985.

MOREIRA LIMA, V.L.F. Um início do Serviço Social no Brasil: um feminismo cristão. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Serviço Social Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 1991. (Biblioteca).

MOTA, A. E.; BRAVO, M.I.S.; UCHÔA, R., NOGUEIRA, V.M.R., MARSIGLIA, R.M.G., GOMES, L., TEIXEIRA, M. (Orgs.) Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. OPAS, OMS, MINISTÉRIO da SAÚDE. São Paulo: CORTEZ EDITORA, 2006.

NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós 64. São Paulo, Cortez, 1999.

PALMA, J. Os trabalhadores em saúde: agentes, práticas e instituições de saúde em São Paulo. Tese de Doutorado. Faculdade de Medicina da USP. Departamento de Medicina Preventiva. 1996. (Biblioteca)

SERVIÇO SOCIAL & SAÚDE, Universidade Estadual de Campinas. Hospital de Clínicas, Serviço Social. Campinas, SP, v. 1, n. 1, 2002. Campinas, maio 2002. ISSN 1676-6806.

SIMPÓSIOS DE SERVIÇO SOCIAL EM SAÚDE. USP, UNICAMP e UNESP (Org.) Novas demandas sociais: posicionamento das Instituições e o Serviço Social (1998).

SIMPÓSIOS DE SERVIÇO SOCIAL EM SAÚDE. USP, UNICAMP e UNESP (Org.) Serviço Social, Saúde e Sociedade: do Político ao Pontual (2000).

A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.