Banner Portal
Análise de alguns casos nacionais de seleção e preparação para a International Earth Science Olympiad, IESO
PDF

Palavras-chave

Olimpíadas internacionais. Ciências da terra. Seleção nacional

Como Citar

GRECO, Roberto; IFANGER, Luiz Anselmo Costa Nascimento. Análise de alguns casos nacionais de seleção e preparação para a International Earth Science Olympiad, IESO. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 274–282, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637335. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637335. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As IESO (Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra) são competições científicas de frequência anual, para alunos de ensino médio. As IESO têm o objetivo de promover o ensino das Ciências da Terra nas escolas de todo mundo. O objetivo da presente pesquisa é analisar o sistema de seleção e preparação dos alunos adotados em cada país e entender o impacto deste evento a nível nacional. Os dados foram coletados mediante entervistas realizadas online com os representantes nacionais de cada país. Foram coletadas 14 entrevistas no ano 2013. Os principais resultados mostram que existem sistemas de seleção muito diferentes em cada país e que no geral o número de alunos, professores e de escolas envolvidos no processo é muito grande. E também que o apoio dos Ministérios de Educação nacionais é relevante para o evento. Permite-se concluir que esta competição tem um efeito positivo para a difusão das Ciências da Terra.
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637335
PDF

Referências

Calonge García A., Greco R. 2011. Olimpiada Internacional de Ciencias de la Tierra (IESO): Una oportunidad a la Geología. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 19(2):130-140.

Greco R. 2012a. IESO 2011 Final report, Centro Stampa UniMoRE, Modena, pp 252.

Greco R. 2012b. International Earth Science Olympiad, IESO 2011, Earth Science Renaissance, Science, Environment and Art, Modena.252p.

-14 settembre 2011. Geoitalia 37:14-32.

Poupart J. 2008. A entrevista de tipo qualitativo: consideraçoes epistemológicas, teóricas e metodológicas. In: A Pesquisa qualitativa: enfoque epistemologicos e metodologicos, AAVV, Petrópolis: Ed. Vozes.

Statutes of the International Earth Science Olympiad. 2007. http://www.ieso-info.org/

Tesch R. 1990. Qualitative research, analysis type & software tools. The Falmer Press, UK.

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.