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Uma proposta de inclusão da astronomia na formação profissional superior em ciências da terra
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Palavras-chave

Astronomia. Cursos de graduação. Ciências da terra. Geologia. Geografia. Geociências. Licenciatura em geografia.

Como Citar

REQUEIJO, Flávia; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Uma proposta de inclusão da astronomia na formação profissional superior em ciências da terra. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 305–318, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637346. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637346. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é estudar possibilidades de abordagem da Astronomia e suas relações com as Ciências da Terra na formação de estudantes dos cursos de graduação em Geologia, Geografia e Licenciatura em Geografia. Para tanto, analisamos as ementas das disciplinas dos cursos do Instituto de Geociências da Unicamp (IG/Unicamp) e alguns dos livros didáticos de tais disciplinas. Com base nos estudos em Educação em Ciências, desenvolvemos e avalia­mos uma disciplina de Astronomia, oferecida a estudantes dos cursos do IG/Unicamp. A análise dos resultados levou à reformulação da proposta, que reorganiza conteúdos de Astronomia que podem ser inseridos em cursos de graduação de Ciências da Terra, mas são adaptáveis a disciplinas equivalentes de formação docente. Conclui-se que disciplinas de As­tronomia introdutória para estudantes de graduação nas carreiras de Ciências da Terra contribuem para aprofundar uma perspectiva temporal, formar um olhar crítico sobre modelos científicos vigentes e para desenvolver uma compreensão sobre os ritmos da vida e até mesmo sobre a história da Terra e do universo. 

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637346
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