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Grupo de Ensino de Geologia: Inovação Curricular no Instituto de Geociências USP (1973-1978)
Delicadas estruturas coloridas, construídas por líquens e musgos na superfície de quartzitos proterozoicos da região de Diamantina, MG. (Foto: C. D. R. Carneiro).
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Palavras-chave

Geologia - Comunicação

Como Citar

CARNEIRO, Celso Dal Ré; AMARAL, Ivan Amorosino do; GONÇALVES, Pedro Wagner; TOLEDO, Maria Cristina Motta de. Grupo de Ensino de Geologia: Inovação Curricular no Instituto de Geociências USP (1973-1978). Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 64–65, 2017. DOI: 10.20396/td.v13i1.8648629. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8648629. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O Grupo de Ensino de Geologia surgiu no início de 1973, quando o Instituto de Geociências (IG) da Universidade de São Paulo (USP) passou a oferecer disciplina básica de Geologia Geral para alunos de Geologia, Geografia e Ciências Biológicas e optativa para cursos como Física, Química e Matemática (sigla GGG-121). A carga horária de 60 horas e os cerca de 500 alunos atendidos por ano exigiram alterações radicais: corpo docente, objetivos educacionais, conteúdo programático, metodologia de ensino e critérios de constituição de dez turmas cada ano, cinco por semestre. A equipe da disciplina teve autonomia para realizar mudanças (Amaral 2014), sendo coordenada por docente especializado no ensino de Geologia Introdutória no nível superior (IAA)...
https://doi.org/10.20396/td.v13i1.8648629
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Referências

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