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Curso de extensão universitária para professores de Ciências da Natureza sobre o tema “Terra e Universo”
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Base nacional comum curricular
Formação de professores
Ciências da Terra
Ensino fundamental
Terra e Universo.

Como Citar

BRESSANE, Elias Araujo; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Curso de extensão universitária para professores de Ciências da Natureza sobre o tema “Terra e Universo”. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. 019021, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8654875. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654875. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular homologada pelo Ministério da Educação em 2017 apresenta temas de Ciências da Terra que devem ser desenvolvidos em todos os anos do ensino fundamental. Entretanto, estudos identificam insuficiência de conteúdos de Ciências da Terra nos currículos da formação inicial de Pedagogos, que geralmente lecionam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e de professores de Ciências da Natureza, que lecionam do 6º ao 9º ano do mesmo ciclo da educação básica. Assim, é necessário complementar a formação inicial de professores. Uma alternativa são os cursos de extensão, que fortaleceriam o conhecimento acadêmico dos docentes. Este trabalho objetiva descrever uma proposta de curso de aperfeiçoamento, na modalidade extensão universitária semipresencial, focalizando temas fundamentais de Ciências da Terra. O curso se destina a professores que lecionam Ciências da Natureza no ensino fundamental. Como se trata de projeto-piloto a ser desenvolvido no Instituto de Geociências da Unicamp, sob a administração da Escola de Extensão também da Unicamp, serão feitas pesquisas quantitativas e qualitativas para promover adequações e readequações que conduzam a uma proposta final, que poderá ser periodicamente oferecida. O projeto pedagógico será disponibilizado às demais instituições de ensino superior que possam se interessar

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654875
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Referências

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