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O cartaz “Os Elementos Químicos e a Vida” para ensino de Geociências na educação básica
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Vida
Biociências
Geociências
Geologia
Alimentação e saúde

Como Citar

ARAUJO, Eduardo Profeta Ramos de; BRESSANE, Elias Araujo; CARNEIRO, Celso Dal Ré. O cartaz “Os Elementos Químicos e a Vida” para ensino de Geociências na educação básica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020027, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8657238. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657238. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa que buscou promover aprendizado significativo, junto a estudantes do ensino médio, e oferecer ao público não escolar conhecimentos sobre Ciências Naturais. As atividades lúdicas e interativas desenvolvidas possibilitaram a integração de conceitos das disciplinas Química, Geografia e Biologia, na medida em que os alunos retomaram conhecimentos sobre os ciclos da água e das rochas, o intemperismo de rochas e a formação de solos. Ao desenvolver pesquisas em campo e para fundamentar a produção de um cartaz ilustrado, exploraram informações sobre elementos químicos, minerais, rochas e distribuição de reservas naturais na crosta terrestre, além de pesquisar processos capazes de desagregar tais elementos químicos e disponibilizá-los no ambiente. Cópias do cartaz criado e produzido pelos alunos foram afixadas em locais de venda de alimentos, buscando democratizar o conhecimento científico junto ao público não escolar.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657238
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