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Ensino de Ciências da Terra a partir da cidade
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Ensino de geociências
História do ensino de ciências
Didática das ciências.

Como Citar

GONÇALVES, Pedro Wagner; SICCA, Natalina Aparecida Laguna; ALVES, Maurílio Antonio Ribeiro; CARNEIRO, Celso Dal Ré; CUNHA, Carlos Alberto Lobão da Silveira; NEGRÃO, Oscar Braz Mendonza. Ensino de Ciências da Terra a partir da cidade. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019049, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8657609. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657609. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Estudos anteriores examinaram os currículos e programas renovadores do Ensino de Ciências da Terra das décadas de 1960 e 70: pelo seu caráter ideológico e político vinculado à corrida armamentista; aos acordos de subordinação cultural, econômica e política dos países latino-americanos; por seu caráter teórico, abstrato e cientificista etc. Nos limites deste artigo, analisamos um elemento que precisa ser valorizado: a ideia de processo no binômio processo e produto. A construção de objetivos educacionais marcados por certo conjunto de verbos: observar, inferir, descrever, definir, aplicar, classificar, prever, interpretar (como, por exemplo, diferenciar evidência e prova) está indissoluvelmente ligada à valorização do processo. Avanços práticos e teóricos mostram que a contextualização educacional é aspecto crucial para promover a aprendizagem. Elaborar objetos de ensino a partir da cidade facilita a contextualização de conceitos e explicações, bem como contribui sobremaneira para se realizar atividades de campo.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657609
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Referências

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