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Ilustrar ou induzir? eis a questão...Os trabalhos de campo e seus papéis didáticos
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Trabalhos de campo
Papéis didáticos
Técnicos de mineração
Geologia Geral

Como Citar

ANDRADE, Wagner da Silva; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Ilustrar ou induzir? eis a questão...Os trabalhos de campo e seus papéis didáticos: esa es la cuestión...El trabajo de campo y sus roles didácticos. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019050, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8657610. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657610. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Trabalhos de Campo (TC) são atividades imprescindíveis à formação intelectual, profissional e técnica dos estudantes de Geociências. Um objetivo didático dos TC é o exercício do raciocínio geológico típico no desenvolvimento de habilidades de observação e interpretação. Pesquisaram-se os papéis didáticos dos TC realizados por alunos do curso técnico em mineração integrado ao ensino médio no Estado do Espírito Santo, comparando-se um TC com papel didático ilustrativo, com outro TC cujo papel é indutivo. Um questionário teve a finalidade de investigar se: (1) os objetivos pretendidos pelos TC são alcançados? (2) os estudantes percebem os papéis didáticos? Os resultados mostraram que a maioria dos participantes compreendeu os objetivos e, tanto nos TC ilustrativos como nos indutivos os participantes consideram predominar o método de ensino centrado no aluno. As respostas sobre lógica predominante no processo indicaram certo equilíbrio entre a lógica do aprendiz e lógica da ciência e do aprendiz.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657610
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Referências

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