Régua de inovação:

uma ferramenta de apoio à Educação em Geociências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658118

Palavras-chave:

Educação, Geologia, Escola básica, Geociências

Resumo

Este trabalho sustenta a hipótese de que estudos sobre inovação nas empresas podem contribuir para formulação de propostas criativas na esfera educacional. Na literatura específica sobre inovação frequentemente citam-se trabalhos dos autores Nonaka e Takeuchi, que utilizaram a epistemologia de Michael Polanyi para elaborar um modelo de criação de conhecimento organizacional. No artigo resgatamos algumas ideias dos autores e propomos um instrumento de predição e análise de inovações denominado "régua de inovação" para ser aplicado em planejamento, execução e avaliação de projetos educacionais. A aplicação da régua em projeto de pesquisa (Projeto Geo-Escola) sobre ensino de Geociências no município de Monte Mor (SP) revelou que nenhum dos dez fatores foi plenamente satisfeito. Uma explicação é que, na época, o desenvolvimento de ambientes que favoreçam a elaboração do conhecimento pelo professor e pelos estudantes ainda não era, estritamente, considerada pelos autores como inovação educacional.

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Biografia do Autor

Ronaldo Barbosa, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Instituto de Artes e professor colaborador do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Coordenador de cursos de graduação no Centro Universitário UniMetrocamp.      

Celso Dal Ré Carneiro, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente na área de Ensino e História de Ciências da Terra (EHCT) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP.

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

BARBOSA, R.; CARNEIRO, C. D. R. Régua de inovação:: uma ferramenta de apoio à Educação em Geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020015, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8658118. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8658118. Acesso em: 17 jan. 2021.

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