Resumo
A notável recepção de manuscritos por Terræ Didatica em 2022 compreende mais de 80 contribuições inéditas. Os números indicam que a comunidade geocientífica nacional e internacional considera a revista um veículo ágil e eficaz para divulgar resultados de suas pesquisas. Os editores agradecem a generosa cooperação de dezenas de especialistas, altamente capacitados, do Brasil e do exterior, que compõem um exigente sistema de revisão por pares. A capacidade de processamento de novas contribuições ampliou-se, mas a resposta nem sempre ocorre na velocidade esperada. É digno de nota o relevante papel educativo do trabalho editorial junto aos/às jovens novos/as autores/as. A inusitada quantidade de 39 trabalhos rejeitados no ano se deve tanto a casos de submissão incompleta, quanto de baixa qualidade detectados pelos pareceristas, a quem compete aplicar rigorosamente os critérios de seleção. Para aprimorar os manuscritos, os editores tentaram adotar alguns mecanismos de interação junto aos autores, sem grande sucesso; muitas comunicações foram arquivadas. Assim, o volume 18 publicou a menor quantidade total de trabalhos desde 2019.
Referências
Bacci, D. D. L. C. (2022). Ensino e formação em Geociências. In: X Geopolíticas: Festival de vídeos e materiais didáticos em Geociências, 10, Campinas, 9 a 12.11.2022. Apresentações orais... Febrageo/IG-Unicamp.
Carneiro, C. D. R., Pereira, S. Y., Ricardi-Branco, F. S. T., & Gonçalves, P. W. (2022). Roteiros de difusão das Geociências sob a nova visão da sociedade pós-pandemia. (Editorial). Terræ Didatica, 18(Publ. Contínua), e022001. doi: 10.20396/td.v18i00.8668004.
Kolbert, E. 2015. A sexta extinção. Uma história não natural. Trad. Mauro Pinheiro. Rio de Janeiro: Intrínseca. 334p. ISBN 978-85-8057-804-1.
Peppoloni, S. 2022). The era of crises: facing the choices to build the future. Roma, Itália: IAEG. URL: https://www.geoethics.org/post/the-era-of-crises-facing-the-choices-to-build-the-future-by-silvia-peppoloni-italy. Acesso 12.12.2022.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Terrae Didatica