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Ensino de Paleontologia e o Arco de Maguerez: uma abordagem contextualizada para formação continuada de professores
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Palavras-chave

Contexto local
Fósseis
Mata (RS)

Como Citar

Ensino de Paleontologia e o Arco de Maguerez: uma abordagem contextualizada para formação continuada de professores. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e024017, 2024. DOI: 10.20396/td.v20i00.8674985. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8674985. Acesso em: 21 maio. 2025.

Resumo

Introdução. A abordagem da Paleontologia em sala de aula auxilia os estudantes a compreenderem os fósseis e a evolução da vida. Objetivo. Dirigido a professores e funcionários de escolas públicas em Mata (RS), este estudo examinou o impacto de um curso de formação continuada em Paleontologia, com base na metodologia do Arco de Maguerez. Metodologia. A pesquisa teve cunho qualitativo, tendo sido baseada metodologia do Arco de Maguerez, que teve como base quatro elementos conceituais: contextualização, ensino pela pesquisa, interdisciplinaridade e uso de espaços não formais. Resultados. Antes da intervenção, os participantes tinham conhecimentos superficiais sobre o tema. Após o curso, houve uma clara melhoria, evidenciada pela abordagem mais abrangente e prática dos professores em assuntos como a importância dos fósseis e dos fósseis locais do município de Mata, além de aspectos específicos como o fóssil de cinodonte e a história do Pe. Daniel Cargnin. Os resultados mostraram que a aplicação do Arco de Maguerez e a formação continuada permitiram que os participantes integrem o conhecimento local para ensinar Paleontologia. Conclusão. O curso promoveu uma compreensão mais profunda e prática da disciplina entre os profissionais envolvidos, fortalecendo a abordagem do tema em contexto educacional.

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