Resumo
Introdução. A abordagem da Paleontologia em sala de aula auxilia os estudantes a compreenderem os fósseis e a evolução da vida. Objetivo. Dirigido a professores e funcionários de escolas públicas em Mata (RS), este estudo examinou o impacto de um curso de formação continuada em Paleontologia, com base na metodologia do Arco de Maguerez. Metodologia. A pesquisa teve cunho qualitativo, tendo sido baseada metodologia do Arco de Maguerez, que teve como base quatro elementos conceituais: contextualização, ensino pela pesquisa, interdisciplinaridade e uso de espaços não formais. Resultados. Antes da intervenção, os participantes tinham conhecimentos superficiais sobre o tema. Após o curso, houve uma clara melhoria, evidenciada pela abordagem mais abrangente e prática dos professores em assuntos como a importância dos fósseis e dos fósseis locais do município de Mata, além de aspectos específicos como o fóssil de cinodonte e a história do Pe. Daniel Cargnin. Os resultados mostraram que a aplicação do Arco de Maguerez e a formação continuada permitiram que os participantes integrem o conhecimento local para ensinar Paleontologia. Conclusão. O curso promoveu uma compreensão mais profunda e prática da disciplina entre os profissionais envolvidos, fortalecendo a abordagem do tema em contexto educacional.
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