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Reflexão sobre duas décadas do grupo de pesquisa colaborativa na formação de professores de Geociências
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Palavras-chave

Currículo
Formação de professores
Pesquisa qualitativa
Conhecimento do professor
Ensino de geociências

Como Citar

GONÇALVES, Pedro Wagner et al. Reflexão sobre duas décadas do grupo de pesquisa colaborativa na formação de professores de Geociências: interdisciplinaridade e ciência do sistema terra. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e024002, 2024. DOI: 10.20396/td.v20i00.8675100. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8675100. Acesso em: 2 dez. 2024.

Resumo

Introdução. Este artigo mostra o desenvolvimento do grupo de pesquisa colaborativa Interdisciplinaridade por meio da Ciência do Sistema Terrestre para formar professores de Geociências. Objetivo. O artigo explica como os professores adquirem conhecimento pedagógico e de conteúdo por meio da inter-relação entre eles mesmos e com pesquisadores da universidade. Metodologia. A investigação baseia-se na pedagogia do lugar na busca de temas curriculares do ensino básico para melhorar o entendimento dos ciclos biogeoquímicos da natureza durante a história da Terra. Resultados. A experiência revela a necessidade de profissionalizar os professores para valorizar sua autonomia de decidir sobre o melhor currículo para seus alunos. Conclusão. As principais conclusões dizem respeito à melhoria dos processos de ensino e aprendizagem usando as transformações da água, areia e ferro durante o Tempo Geológico. Por fim, sugere-se um programa (um currículo) para a política de formação de professores de Ciências da Terra baseado no lugar, nas transformações sistêmicas e nos processos geológicos.

https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675100
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Referências

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