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Estratégias mistas para o ensino de Paleontologia na graduação: um relato de experiência
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Palavras-chave

Ensino de Paleontologia
Monitoria
Formação de professores
Programa de apoio didático
Programa de estágio docente

Como Citar

Estratégias mistas para o ensino de Paleontologia na graduação: um relato de experiência. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e024031, 2024. DOI: 10.20396/td.v20i00.8677056. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8677056. Acesso em: 24 maio. 2025.

Resumo

Introdução e Objetivo. Este trabalho relata a experiência de ensino-aprendizagem de Paleontologia por meio de estratégias pedagógicas mistas, vivenciada por monitores e por uma docente na disciplina Fundamentos de Paleontologia, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Campinas, no segundo semestre de 2022. Metodologia. As atividades incluíram aulas expositivas e estratégias ativas de ensino, como oficinas pedagógicas, jogos, dinâmicas educacionais, debate sobre o “Antropoceno” e saídas de campo. Ademais, os alunos desenvolveram projetos didáticos que conectaram teoria e prática, utilizando ferramentas como debates. Resultados. A combinação de aulas expositivas e estratégias ativas de ensino proporcionou maior interesse e melhor compreensão dos conteúdos paleontológicos. Os alunos conectaram conceitos abstratos a exemplos concretos e desenvolveram habilidades como raciocínio crítico, colaboração e autorregulação. Para os monitores, a experiência de monitoria acadêmica envolveu o planejamento de aulas, a elaboração de material didático e a condução de atividades práticas, permitindo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, científicas e interpessoais, e preparando-os para a docência no nível superior. Conclusão. As atividades de ensino implementadas desempenharam um papel fundamental tanto no processo de ensino quanto no de aprendizagem da Paleontologia.

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