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Ensino por investigação sobre geologia de rochas ornamentais, em busca da aprendizagem significativa
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Palavras-chave

Aprendizagem
Educação em Ciências
Sustentabilidade
Aprendizagem baseada em problemas

Como Citar

SILVA, Renderson Albino; SUANNO, Sérgio Benachio; PIRES, Carlos Roberto Campos. Ensino por investigação sobre geologia de rochas ornamentais, em busca da aprendizagem significativa. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e024028, 2024. DOI: 10.20396/td.v20i00.8677362. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8677362. Acesso em: 6 dez. 2024.

Resumo

Introdução. Este estudo analisou o desenvolvimento do conhecimento dos alunos em uma oficina sobre pedras ornamentais, fundamentada nos princípios da aprendizagem significativa de Ausubel. Objetivo. O trabalho visou avaliar a eficácia da prática pedagógica, para alunos do ensino médio, baseada no ensino por investigação, na promoção de uma aprendizagem significativa. Metodologia. A oficina foi conduzida por pós-graduandos do Programa de Educação em Ciências do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), como parte da disciplina de Teoria da Aprendizagem, que ocorreu durante a Jornada de Integração IFES, em novembro de 2023. A pesquisa teve uma abordagem aplicada, com atividades de ensino por meio de pesquisa e observação. Resultados. A prática pedagógica mediada foi capaz de promover o conhecimen-to, de forma significativa, de temas como: tipos e classificação de rochas (ígneas, sedimentares, metamór-ficas) e sua relevância econômica, ecológica e para a sustentabilidade. Conclusão. A oficina, baseada nos princípios de Ausubel, proporcionou uma compreensão significativa das pedras ornamentais e sua impor-tância na sociedade.

https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8677362
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Copyright (c) 2024 Renderson Albino Silva, Sérgio Benachio Suanno, Carlos Roberto Campos Pires

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