Banner Portal
Pesquisas em ensino e história de ciências da terra: afinidades entre as universidades estaduais de Campinas e Feira de Santana
PDF

Palavras-chave

Ensino de geociências. Educação. Ensino médio.

Como Citar

CHAVES, Joselisa Maria; SILVA, Fábio Gonçalves da; RAMOS, Ana Paula Amorim; TANAN, Karla Christiane Ribeiro. Pesquisas em ensino e história de ciências da terra: afinidades entre as universidades estaduais de Campinas e Feira de Santana. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 461–465, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637364. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637364. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo relata o vínculo entre duas cidades, Campinas e Feira de Santana, que tem origem nas raízes do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História do Instituto de Geociências da Unicamp (PEHCT), a partir da formação de uma das autoras (JMC) no curso de especialização em Ensino em Geociências. O projeto de ensino em Geo­ciências então desenvolvido objetivara diagnosticar e analisar o conteúdo de Geociências nos recursos didáticos utilizados no ensino fundamental e médio das escolas de Feira de Santana. Os elementos de análise foram o livro didático, manifestações artísticas e laboratório computacional. No projeto foi possível observar a atuação de discentes do ensino médio, de graduação e pós-graduação. Outro elo entre as cidades reside na formação acadêmica de outro autor (FGS) que concluiu mestrado no PEHCT da Universidade Estadual de Campinas, tendo como área geográfica o município de Feira de Santana. 

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637364
PDF

Referências

Chaves J.M. 1995. Os caminhos percorridos para renovação do ensino de Pedologia nos cursos de Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Campinas: Inst. Geoc. Unicamp

(Monogr. Especialização). 96 p.

Oliveira, M. M.; Leandro, A. G. Imagem do livro didático e espaço vivido: por uma dialogia possível. Revista Georaguaia, v.1, n.1, 2011.

Silva F.G.da. 2012. Sensoriamento Remoto no ensino de Geografia : Livros didáticos e práticas educativas para o ensino médio em Feira de Santana, BA. Campinas: Inst. Geoc. Unicamp. (Dissert. Mes-

trado PEHCT).

Silva A.P.A.da. 2013. Potencial Pedagógico do Sensoriamento Remoto nas Escolas de Educação Básica da Região Metropolitana de Feira de Santana-Bahia. Feira de Santana: Departamento de Ciências Exatas, UEFS (Dissert. Mestrado PPGM).

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.