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Uma proposta prática de aprendizado para a disciplina de geologia urbana
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Palavras-chave

Ensino de geociências. Trabalhos de campo. Riscos geológicos. Geologia urbana.

Como Citar

PEREIRA, Sueli Yoshinaga; GONÇALVES, Pedro Wagner; CAMPOS, Heraldo Cavalheiro Navajas Sampaio. Uma proposta prática de aprendizado para a disciplina de geologia urbana. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 49–59, 2015. DOI: 10.20396/td.v7i1.8637441. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637441. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de aprendizado aplicada na disciplina de Geologia Urbana oferecida pelo curso de Geologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) aos estudantes do 5° ano, com ênfase para os trabalhos de campo. Pelo tipo de abordagem adotado ao longo do semestre, a disciplina visa despertar nos estudantes uma consciência crítica da futura profissão de geólogo e qual a sua função social. Para cada tema do programa foi montada uma aula teórica, seguida de visita de campo e finalizada com uma oficina. A experiência de três anos indica que parcela significativa dos alunos compreende a proposta e a importância de sua participação, mas há um grupo que permanece passivo e desenvolve atitude cartorial diante do ensino. Embora a inovação tenha sido testada somente três vezes, envolvendo pouco menos de 80 alunos, assinalamos que os resultados foram satisfatórios
https://doi.org/10.20396/td.v7i1.8637441
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Referências

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