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Plataforma open-web Geo-Escola
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Geologia
Relevo
Rochas
Processos naturais
Escola básica
Ensino-aprendizagem
Divulgação científica

Como Citar

CARNEIRO, Celso Dal Ré; BARBOSA, Isabella Nogueira Bittar de Castilho; AMENDOLA, Danilo; MIGUEL, Gisele Francelino; MALAQUIAS JÚNIOR, José Roberto. Plataforma open-web Geo-Escola: critérios para inclusão de novos materiais didáticos. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019040, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8657521. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657521. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Os resultados obtidos nos módulos do Projeto Geo-Escola, acessíveis no portal http://www.geo-escola.pro.br/, indicam benefícios da transposição didática do raciocínio geológico para o ensino fundamental e médio. Apesar do fascínio das crianças e jovens por vulcões, terremotos, dinossauros, enchentes e desastres naturais, a disseminação do conhecimento geológico esbarra na insuficiente divulgação de noções básicas sobre processos naturais e sobre o conceito de Tempo Geológico. A expressão “conhecer para proteger” pode partir do conhecimento regional e local de Geologia, mas raramente os professores da escola básica dispõem de dados específicos sobre o relevo, rochas e recursos naturais das regiões onde seus alunos vivem. Para tornar o Portal Geo-Escola uma plataforma aberta à produção de pesquisadores de todo o País, são necessárias regras e critérios de filtragem e validação do conhecimento. Este trabalho descreve as linhas mestras de abertura da plataforma, esperando torna-la uma ferramenta efetiva de ensino-aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657521
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Referências

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