Banner Portal
Sistematização participativa de cursos de capacitação em solos para professores da educação básica
PDF

Palavras-chave

Educação em solos. Educação básica. Formação de professores.

Como Citar

CIRINO, Fernanda Oliveira; MUGGLER, Cristine Carole; CARDOSO, Irene Maria. Sistematização participativa de cursos de capacitação em solos para professores da educação básica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 21–32, 2015. DOI: 10.20396/td.v11i1.8637307. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637307. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente, do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa oferece, desde 2004, cursos anuais de capacitação em solos para professores da Educação Básica. Após três anos consecutivos, já era possível observar os impactos da abordagem em algumas escolas de Viçosa-MG. Para analisar e refletir criticamente a influência dos cursos na prática pedagógica dos participantes desenvolveu-se pesquisa em processo de sistematização participativa, durante encontros presenciais com os participantes dos cursos de 2004, 2005 e 2006. Os resultados são apresentados neste artigo e mostram que tantoos conteúdos como os métodos desenvolvidos nos três cursos foram efetivamente apropriados pelos educadores, que valorizaram e ressignificaram o conteúdo de solos. Isso lhes deu mais segurança em sua abordagem, enriquecendo as aulas e diversificando-as com o uso de diferentes abordagens metodológicas, possibilitando inclusive a superação do livro didático como único apoio conceitual e metodológico às suas aulas.

https://doi.org/10.20396/td.v11i1.8637307
PDF

Referências

ALMEIDA, J.A. 1989. Pesquisa em extensão rural: um manual de metodologia. Brasília: MEC/ABEAS. 182p.

CIRINO, F.O. 2008. Sistematização participativa de cursos de capacitação em solos para professores da educação básica. Viçosa: Departamento de Solos. Universidade Federal de Viçosa. 78p. (Dissert. Mestrado).

COSTA FALCÃO, C.L. 2007. O estudo do solo sob a ótica dos livros didáticos de geografia: o seu entendimento integrado na paisagem. Univ. Regional do Cariri-URCA, Cadernos de Cultura e Ciência (2):3-9.

FALCONI, S. 2004. A produção de material didático para o ensino de solos. Rio Claro, Univ. Est. Paulista – Inst. Geoc. Ciências Exatas. (Dissert. Mestr. Geografia).

FREIRE, P. 2003. Professora sim tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d`Água. 127p.

GEILFUS, F. 2000. 80 Herramientas para el Desarrollo Participativo: Diagnóstico, Planificación, Monitoreo, Evaluación. San Salvador: GTZ/II Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura. 208p.

HOLLIDAY, O.J. 2006. Para Sistematizar Experiências. 2. ed. Brasília: Minist. Meio Ambiente. 128p.

LIMA, K.E.C., VASCONCELOS, S.D. 2008. O professor de Ciência das escolas municipais de Recife e suas perspectivas de educação permanente. Campinas: Ciência & Educação, 14(2):347-364.

MUGGLER, C.C., SOBRINHO, F.A.P., MACHADO, V.A. 2006. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Rev. Bras. Ciência do Solo. 30:733-740.

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.